“Compartilhe fatos sobre drogas, salve vidas”: 26/6 – Dia Internacional Sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas


O Dia Internacional Sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas ou Dia Mundial das Drogas comemora em 2021 a importância de compartilhar descobertas de pesquisas, dados baseados em evidências e fatos que salvam vidas.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) convida a todos a fazerem a sua parte, assumindo uma posição firme contra a desinformação e as fontes pouco confiáveis, ao mesmo tempo em que se comprometem a compartilhar apenas informações reais sobre drogas, como os riscos à saúde, a prevenção, o tratamento e as soluções para enfrentar o problema.

A temática do combate às drogas originou, em 1987, o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, data em que o UNODC realiza campanhas para a conscientização sobre o desafio que as drogas ilícitas representam para a sociedade, e especialmente para os jovens. Seu objetivo é mobilizar o apoio e inspirar as pessoas para que atuem no combate ao uso de drogas e na luta por uma sociedade internacional livre delas.

O consumo mundial de drogas é uma grave ameaça à saúde pública, à segurança, aos jovens, à soberania dos estados afetando diretamente a estabilidade socioeconômica e política dos países.

A dependência das drogas é um transtorno em que predomina a heterogeneidade, já que afeta as pessoas de diferentes maneiras, por diferentes razões, em diferentes contextos e circunstâncias. Muitos consumidores de drogas não compartilham da expectativa e do desejo de abstinência dos profissionais de saúde, e abandonam os serviços. Outros, sequer procuram tais serviços, pois não se sentem acolhidos em suas diferenças. Assim, o nível de adesão ao tratamento ou a práticas preventivas e de promoção é baixo, não contribuindo para a inserção social e familiar do usuário.

Reconhecer o consumidor, suas características e necessidades, assim como as vias de administração de drogas, exige a busca de novas estratégias de contato e de vínculo com ele e seus familiares, para que se possa desenhar e implantar múltiplos programas de prevenção, educação, tratamento e promoção adaptados às diferentes necessidades.

Classicamente, a prevenção do uso indevido de drogas pode ser dividida em prevenção primária, secundária e terciária. A primária pode ser definida pelo conjunto de ações que procuram evitar a ocorrência de novos casos de uso abusivo de psicotrópicos ou, segundo outra visão, evitar o primeiro contato com o produto.

Prevenção secundária é o conjunto de ações que procuram evitar complicações para as pessoas que fazem uso de uma substância, mas que apresentam níveis relativamente baixos de problemas associados a esse uso.

A prevenção terciária, por sua vez, é constituída pelo conjunto de ações que, a partir da existência de uma dependência, procura evitar prejuízos adicionais e/ou reintegrar na sociedade os indivíduos com problemas mais graves. Também busca melhorar a qualidade de vida dos usuários na família, no trabalho e na comunidade de forma geral.

A abordagem da saúde mental durante as consultas na Atenção Primária tem aspecto relevante quando se trata do consumo de álcool e drogas, sendo recomendável que o acolhimento e a assistência aos usuários de álcool ou drogas pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) seja pautada na redução de danos para minimizar as consequências adversas do consumo do ponto de vista da saúde e dos seus aspectos sociais. Assim, essa abordagem precisa seguir os preceitos éticos baseados na autonomia e no diálogo para facilitar o acesso desses usuários a Unidade Básica de Saúde (UBS).

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)

FORMIGONI, Maria Lucia. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

Universidade Federal do Espírito Santo