Envenenamento


O envenenamento ou intoxicação aguda ocorre quando uma pessoa inala, entra em contato direto com a pele ou ingere alguma substância tóxica. A maior parte dos casos de envenenamento ocorre dentro de casa, envolvendo crianças. O mais seguro é guardar inseticidas, remédios, produtos de limpeza e outros produtos tóxicos dentro de armários trancados.

O envenenamento pode acontecer quando a pessoa respira alguma substância tóxica, como fumaça negra, vapor de gasolina ou gás de cozinha; quando tem contato direto com produtos químicos ou encosta a pele em alguma espécie de planta venenosa; quando engole acidentalmente ou em grandes quantidades alguma substância tóxica, como alimentos deteriorados, produtos de limpeza, inseticidas ou remédios; quando é picada por insetos ou animais venenosos, como cobras, escorpiões, aranhas.

Em qualquer situação de envenenamento, coloque a vítima deitada, observe sua respiração e, se for necessário, aplique a técnica de respiração artificial (boca-a-boca); aqueça a vítima para evitar estado de choque e eleve suas pernas (se não houver suspeita de lesão na coluna). O socorro médico é indispensável.

Como suspeitar de que alguém está envenenado:

– vestígios de substâncias tóxicas, químicas ou naturais na boca ou na pele da vítima, indicando que ela tenha mastigado, engolido, aspirado ou entrado em contato com tais substâncias;
– hálito diferente;
– coloração dos lábios e do interior da boca alteradas;
– respiração fraca;
– temperatura baixa;
– dor ou queimação na boca, garganta ou estômago;
– confusão mental, sonolência ou mesmo inconsciência;
– estado de coma, alucinações e delírios;
– diminuição ou retenção do fluxo urinário;
– hemorragias (sangramentos);
– lesões na pele, vermelhidão ou queimaduras;
– enjôos, vômitos, muito suor, salivação e convulsões.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em maio de 2.004.

Fonte:
Ministério da Saúde e Confederação Nacional dos Transportes. Envenenamento