“Mover para viver”: 06/4 – Dia Mundial da Atividade Física


 

O Dia Mundial da Atividade Física é promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Agita Mundo, um grupo de instituições governamentais e não governamentais internacionais que se empenham em divulgar os benefícios da adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável por meio da prática diária de alguma atividade física.

A Rede Agita incentiva todos a se exercitarem fisicamente e a lutarem contra o sedentarismo por meio de ações mundiais.

A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.

O termo “atividade física” não deve ser confundido com “exercício”, que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico.

Em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (com idade entre 11 e 17 anos) não praticam atividade física suficiente. Alguns grupos populacionais têm menos oportunidades de terem uma vida mais ativa, entre eles: meninas, mulheres, pessoas idosas, com menos recursos financeiros, com deficiências e doenças crônicas, populações marginalizadas e povos indígenas.

 

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e câncer de mama e de colo do útero. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.

Com o objetivo primordial de incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudável, em 2018 a Organização Mundial da Saúde lançou um plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para o período 2018 a 2030.

De acordo com a OMS, cada movimento conta e as novas Diretrizes sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica (de moderada a vigorosa) por semana para todos os adultos, enquanto que para crianças e adolescentes a média diária de atividade física deve ser de 60 minutos.

O plano de ação mostra como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030 e recomenda um conjunto de 20 áreas políticas, que combinadas, têm o objetivo de criar sociedades mais ativas por meio da melhoria os ambientes e oportunidades para pessoas de todas as idades e habilidades para praticarem mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e jogos. O documento também pede apoio ao treinamento de profissionais de saúde e outros profissionais, sistemas de dados mais sólidos, bem como o uso de tecnologias digitais.

Níveis regulares e adequados de atividade física:

– melhoram o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
– aumentam a saúde óssea e funcional;
– reduzem o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão;
– reduzem o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais; e
– são fundamentais para o balanço energético e controle de peso.

Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física: Mover para Viver, o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) promoverá uma Caminhada Virtual no dia 6 de abril de 2022 às 10 horas (Horário de Brasília).

O evento poderá ser acompanhado no canal do CELAFISCS no Youtube!


Fontes
:

Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul
Conselho Regional de Educação Física da 4ª região
International Council of Sport Science and Physical Education
Organização Pan-americana de Saúde
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul