Psicologia


Psicologia é a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento. Refere-se, na verdade, a um conjunto de funções que se distinguem em três grandes vias: a via ativa (movimentos, instintos, hábitos, vontade, liberdade, tendências e inconsciente); a via afetiva (prazer e dor, emoção, sentimento, paixão, amor); e a via intelectiva (sensação, percepção, imaginação, memória, ideias, associação de ideias).

Estas três vias articulam-se em grandes sínteses mentais, tais como: atenção, linguagem e pensamento, inteligência, julgamento, raciocínio e personalidade. Estas funções também são conhecidas como cognitivas, afetivas e conativas. As cognições são as capacidades do intelecto, as afeições são os sentimentos e emoções, e a conação refere-se às nossas atividades, que são as respostas expressivas ou comportamentais.

 

O campo da psicologia é muito vasto. Inclui atividades consagradas como a psicologia clínica, escolar, atividades em pesquisas básicas como o estudo dos processos psiconeurológicos e memória, e um enorme conjunto de possibilidades aplicadas e de pesquisa que inclui matemática, física, informática, engenharia, enfermagem, trânsito, ecologia, psicofísica, genética, administração, comunidade, sociologia, antropologia, educação e marketing.

Uma maneira de entender o campo de atuação da psicologia é distinguir suas duas grandes tradições. De um lado, o interesse em saber o que é o nosso intelecto, isto é, a nossa capacidade de conhecer (via cognitiva). Do outro, o interesse em saber como e porque somos diferentes uns dos outros e respondemos de modos diferentes às influências ambientais (via afetiva e conativa).

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 013/2007, existem 11 campos de atuação que podem conceder o título de especialista ao psicólogo:

– Psicologia Clínica: atua no cenário clássico da profissão: o atendimento em consultório. O acompanhamento é realizado com técnicas de abordagens psicoterápicas para tratar desde conflitos de menor comprometimento até transtornos mentais graves, ou mesmo para obter mais autoconhecimento e inteligência emocional.

– Psicologia Social: estuda o comportamento do ser humano enquanto parte de uma comunidade ou sociedade. Portanto, não é feita uma avaliação com foco nos conflitos individuais de cada pessoa.

– Psicologia Jurídica ou Psicologia Forense: área de estudo do comportamento humano em situações que fogem das normas sociais. Aqui, o psicólogo atua no âmbito do Direito — Criminal, de Família, do Trabalho etc. — para trazer respostas aos advogados e juízes e auxiliar no andamento de ações judiciais de diferentes naturezas.

– Psicologia Hospitalar: o psicólogo hospitalar atua dentro dos hospitais em conjunto com uma equipe multidisciplinar — médicos, enfermeiros, fisioterapeutas etc., com o objetivo de promover assistência psicológica às pessoas que estão internadas, que vão passar por procedimentos cirúrgicos ou que fazem tratamento para condições crônicas.

– Psicologia do Esporte: promove a superação dos bloqueios emocionais dos atletas para que eles consigam aumentar seu desempenho.

– Psicologia Educacional ou Escolar: atua com o objetivo de ajudar os alunos em suas dificuldades de desenvolvimento ou aprendizagem. Conforme a necessidade de cada caso, o profissional pode encaminhar o estudante para acompanhamento com outros especialistas, como psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos clínicos.

– Psicologia Organizacional e do Trabalho: atua em ações de recrutamento e seleção, aplicação de testes psicológicos e condução de dinâmicas de integração; elaboração de programas de qualidade de vida no trabalho, treinamento e desenvolvimento de habilidades, pesquisa de clima organizacional e auxílio na gestão de conflitos.

– Psicologia do Trânsito: o profissional aplica testes psicológicos para avaliar as funções cognitivas e a predisposição comportamental dos condutores em formação. Concentração, atenção e respeito aos limites são algumas das habilidades avaliadas.

– Psicomotricidade: área que avalia a relação entre os diferentes aspectos do ser humano, o que inclui capacidades intelectuais, desenvolvimento emocional e movimentos do corpo.

– Neuropsicologia: estuda como o funcionamento cerebral influencia o comportamento e as emoções das pessoas.

– Psicopedagogia: investiga as dificuldades e transtornos que afetam o processo de aprendizagem. A dislexia e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) estão entre os exemplos mais comuns de problemas que são acompanhados pelo psicopedagogo.

 

A Lei nº 5766/1971, regulamentada pelo Decreto nº 79822/1977, criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – órgãos destinados a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe devendo, ainda, promover espaços de discussão sobre grandes temas da Psicologia que levem à qualificação dos serviços profissionais prestados pela categoria à sociedade.

 

Fontes:

Conselho Federal de Psicologia
Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul