Ministério da Saúde
Gabinete do Ministro

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 715, DE 7 DE ABRIL DE 2011

Institui Grupo de Trabalho com o objetivo de propor a estruturação e o funcionamento do Portal Fundo a Fundo do Ministério da Saúde, para divulgação e o monitoramento das transferências e da execução financeira dos recursos do SUS e dá outras providências.

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE E O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, com fulcro no Decreto nº 7.336, de 19 de outubro de 2010 e no Decreto nº 5.683, de 24 de janeiro de 2006, e

Considerando o princípio da prestação de contas, previsto no art. 70 da Constituição;

Considerando a indispensabilidade do controle e fiscalização pelo próprio gestor, previsto no art. 10, § § 1° e 6º do Decreto-lei nº
200, de 1967;

Considerando o disposto nos arts. 5º e 6º do Decreto nº 1.651, de 1995, que tratam da fiscalização e verificação da aplicação
dos recursos nos planos federal, estadual, municipal e da prestação de contas, respectivamente;

Considerando o Decreto nº 1.232, de 1994, que dispõe sobre as condições e a forma de repasses regular e automático de recursos do Fundo Nacional de Saúde para os demais fundos de saúde;

Considerando a Lei nº 8.142, de 1990 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde;

Considerando a necessidade de aperfeiçoar mecanismos de transparência na gestão dos recursos federais;

Considerando as conclusões da NT/CGU-PR nº 1.603, de 9 de julho de 2009, que aponta fragilidades nos aspectos do controle
contábil, financeiro e da prestação de contas dos recursos transferidos por meio da modalidade fundo a fundo e apresenta propostas de melhoria com vistas a fortalecer esses controles.

Considerando, finalmente, os termos do Acordo de Cooperação nº 17, de 2009, firmado entre o MS e a CGU, em 8 de dezembro de 2009, a fim de possibilitar o desenvolvimento de ações de fortalecimento dos controles internos administrativos, desde o seu nível primário, no âmbito do MS, resolvem:

Art. 1º Instituir Grupo de Trabalho com a finalidade de:

I - estudar atos e ações necessárias para acompanhamento da existência no âmbito municipal, estadual, e distrital, de fundos de saúde e de conselhos de saúde;

II - estudar e propor atos e ações necessárias para acompanhamento da elaboração e aprovação no âmbito municipal, estadual e distrital de plano de saúde e relatório de gestão;

III - criação do Portal Fundo a Fundo do Ministério da Saúde, por meio do qual serão divulgadas as transferências e monitorada a execução financeira por parte dos Estados, Municípios e Distrito Federal permitindo o acesso a essa execução.

Art. 2º O Grupo de Trabalho para o cumprimento de suas finalidades deverá no prazo de até 90 dias contados de sua instalação: (Prazo prorrogado por 30 dias, contados a partir de 16 de agosto de 2011, pela PRI/MS nº 2.191 de 13.09.2011)

I - apresentar documento técnico contendo os requisitos para implementação do Portal Fundo a Fundo do Ministério da Saúde, por meio do estudo das características que o sistema deverá possuir para atender às necessidades e expectativas definidas, tais como:

a) informações pertinentes que comporão o Portal Fundo a Fundo do Ministério da Saúde, considerando as informações que deverão ser declaradas pelos gestores locais e as que deverão ser obtidas, automaticamente, das bases de dados do Ministério da Saúde;

b) possibilidade de análise e avaliação, pelos Conselheiros de Saúde, do Plano de Saúde e Relatório de Gestão apresentado pelo gestor local, contendo inclusive o voto de cada Conselheiro;

c) estratégias para que o sistema do Portal Fundo a Fundo possa realizar buscas automáticas nas bases de dados já existentes no Ministério da Saúde.

Parágrafo único. Durante o andamento dos trabalhos, poderá haver alteração e/ou ampliação dos objetivos específicos, de acordo com as diretrizes discutidas com os dirigentes responsáveis.

Art. 3º O Grupo de Trabalho será integrado por servidores designados em ato a ser expedido pela Secretária-Executiva do Ministério da Saúde, em até 30 dias contados da publicação desta portaria.

§ 1º Os integrantes do Grupo de Trabalho serão indicados pela Secretaria Federal de Controle Interno da CGU-PR, pela Secretaria- Executiva e pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

Representantes da Secretaria-Executiva - SE: Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior e Nei Amorim dos Santos; Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira; e Afonso Teixeira dos Reis. (Servidores designados pela PRT SE/MS nº 451 de 29.04.2011)

Representantes da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa - SGEP/MS: Augusto Cesar Gadelha Vieira; Andre Luis Bonifácio Carvalho; e Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior.(Servidores designados pela PRT SE/MS nº 451 de 29.04.2011)
Representantes da Controladoria-Geral da União - SFC/CGU/PR: Márcio Falcão Macedo; e Guilherme Monteiro Andrade de Sena. (Servidores designados pela PRT SE/MS nº 451 de 29.04.2011)

§ 2º Dentre os servidores designados será destacado um de cada unidade representada no GT para compor o COMITÊ GESTOR que terá coordenação conjunta da titular da Assessoria Especial de Controle Interno do MS e do Diretor da Área Social da CGU/PR.

§ 3º O Comitê Gestor ficará responsável pelo monitoramento das atividades desenvolvidas e pela validação das propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho, devendo apresentar relatório mensal de suas atividades.

§ 4º O Comitê Gestor emitirá manifestação sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho, previamente à apreciação
pela autoridade competente.

§ 5º Havendo necessidade, poderão ser acrescentados outros membros ao grupo, inclusive de outras áreas da CGU e/ou do Ministério da Saúde, a serem designados pela Secretaria-Executiva do MS, ouvido o Comitê Gestor.

Art. 4º Os resultados do Grupo deverão ser apresentados na forma de Relatório e Plano de Ação nos prazos estabelecidos, prorrogáveis, se for o caso, por mais 30 dias, mediante justificativa referendada pelo Comitê Gestor.

Art. 5º A proposta final do GT será apresentada à Comissão Intergestores Tripartite para pactuação entre as três esferas de governo.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA
JORGE HAGE SOBRINHO

Saúde Legis - Sistema de Legislação da Saúde