Ferramenta de redimensionamento do texto

+A
-A
Caminho desta página: Inicial > Fique por Dentro > Campanhas e Datas

Campanhas e Datas

Atualizado em 9/09/2011

Espaço destinado ao acesso das Campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde de interesse de técnicos, gestores, pesquisadores e da população em geral.

Combate ao Fumo

Com o tema "Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro", o Intistuto Nacional de Câncer (INCA), com o apoio do Ministério da Saúde, lança mais uma campanha para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto e criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488. O objetivo é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Período de veiculação: 29/08/2011 a 31/12/2011

Veja o Material da Campanha...

Campanha vacinação contra a pólio 2ª fase

O Sistema Único de Saúde (SUS) lança no dia 13 de agosto a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2011. Será oferecida a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil para crianças menores de 5 anos. Mesmo quem já tomou a 1ª dose deve ser vacinado. Neste dia começa também a segunda etapa da vacinação contra o sarampo, que se estende até o dia 16 de setembro, para crianças de 1 ano a menores de 7 anos, nos seguintes estados: AC, AM, AP, DF, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PI, PR RN, RO, RR, SC, SE e TO.

Período de veiculação: 07/08/2011 a 13/08/2011

Veja o Material da Campanha...

Amamentar faz bem para o bebê e para você

Para incentivar o aleitamento materno e divulgar a Semana Mundial da Amamentação, que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto de 2011, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria confeccionaram cartazes e fôlderes com informações de estímulo à amamentação e dicas de como amamentar. O leite materno é um alimento completo. Até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos, mas é bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. A amamentação é uma experiência completa, proporciona a comunicação total entre mãe e filho. Amamentar só faz bem. Espalhe essa ideia.

Período de veiculação: 01/08/2011 a 30/08/2011

Veja o Material da Campanha...

Hepatites Virais

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado no dia 28 de julho. As hepatites virais são doenças graves. Muitas pessoas desconhecem a doença e suas formas de transmissão mesmo quando estão vivendo em um ambiente propício à contaminação. Com isso, muitas vezes estas doenças são diagnosticadas tardiamente, dificultando o tratamento. Para aumentar o acesso da sociedade às formas de prevenção dessas doenças, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde lança uma campanha voltada para a população geral. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos e a prevenção para o enfrentamento das hepatites virais.

Período de veiculação: 26/07/2011 a 26/08/2011

Veja o Material da Campanha...

Qualidade de Vida

Período de veiculação: 1/07/2011 a 30/06/2012

Veja o Material da Campanha...

Campanha de Doação de Sangue 2011

A campanha nacional de incentivo à doação de sangue de 2011 tem como lema: Essa corrente precisa de você. Doe sangue. Doar sangue é um ato de solidariedade. Quando uma pessoa precisa de sangue, precisa de mim, precisa de você, pois não há nada que substitua o sangue. Este é um pequeno gesto que pode salvar muitas vidas. Porque tem sempre alguém esperando sua doação. Basta procurar o hemocentro mais próximo e se tornar um doador de sangue. Faça parte dessa corrente. Um grande ato apoiado e incentivado pelo sus. Participe. Doe sangue. É uma campanha do Ministério da Saúde e Governo Federal. Para mais informações acesse aqui.

Período de veiculação: 14/06/2011 a 30/12/2011

Veja o Material da Campanha...

Estratégia de imunização contra o Sarampo

Em 2011, a campanha de vacinação contra a pólio terá uma novidade. Na primeira etapa, em 18 de junho, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, oitos estados também vão vacinar crianças contra sarampo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. Nesses estados, todas as crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem se vacinar contra o sarampo – mesmo que já tenham sido vacinadas antes. Os demais estados e o Distrito Federal vão vacinar as crianças dessa faixa etária contra o sarampo no dia 13 de agosto. O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Período de veiculação: 12/06/2011 a 18/06/2011

Veja o Material da Campanha...

Campanha vacinação contra a pólio 1ª fase

O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza, no dia 18 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda será no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para a criança receber mais duas gotinhas contra a pólio. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Período de veiculação: 12/06/2011 a 18/06/2011

Veja o Material da Campanha...

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa dia 25 de abril de 2011. Este ano o Ministério da Saúde amplia a oferta da vacina para trabalhadores de saúde, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, gestantes, além dos idosos a partir dos 60 anos e povos indígenas. São cerca de 32.750.000 milhões de doses da vacina contra a gripe. A campanha se encerra dia 13 de maio, tendo 30 de abril como o Dia de Mobilização Nacional..

Período de veiculação: 17/04/2011 a 13/05/2011

Veja o Material da Campanha...

Tuberculose

Tosse por mais de 3 semanas pode ser Tuberculose. Lançada no dia 24 de março - Dia Mundial de Luta contra à Tuberculose - a campanha do Ministério da Saúde alerta a população sobre sintomas, prevenção e diagnóstico da doença.

Período de veiculação: 26/3/2011 a 24/4/2011

Veja o Material da Campanha...

"Sem camisinha não dá" - Carnaval 2011

A campanha de carnaval do Ministério da Saúde contra a Aids, lançada dia 25 de fevereiro de 2011, tem como foco jovens entre 15 e 24 anos. De acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, a campanha vai ter duas fases. Antes da folia, o foco vai ser na importância do uso da camisinha e a sugestão de que cada folião já chegue na festa com seu preservativo no bolso. Depois do período da festa, o objetivo será estimular os foliões que tiveram relação desprotegida a fazer o teste HIV.

Período de veiculação: 25/2/2011 a 14/3/2011

Veja o Material da Campanha...

Saúde não tem Preço

Agora, serão dias ainda melhores para todos os brasileiros! Com o Saúde Não Tem Preço, a população brasileira que sofre com hipertensão ou diabetes passa agora a ter acesso gratuito aos medicamentos para o tratamento destas doenças. Esta oferta de medicamentos gratuitos na rede Aqui Tem Farmácia Popular é resultado de um acordo do Ministério da Saúde com sete entidades da indústria e do comércio. O acordo beneficia 33 milhões de brasileiros hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos. Além de ajudar no orçamento das famílias mais humildes, que comprometem 12% de suas rendas com medicações. Só é preciso ir até uma farmácia da rede Aqui Tem Farmácia Popular com o CPF, documento com foto e receita médica válida da rede pública ou particular. São mais de 15 mil farmácias conveniadas em todo Brasil.

Período de veiculação: 20/2/2011 a 04/3/2011

Veja o Material da Campanha...

Controle da Hanseníase 2011

O Ministério da Saúde veicula a Campanha Nacional contra a Hanseníase. As peças da campanha serão distribuídos à população e a profissionais de saúde, de ensino e de comunicação, com o objetivo de disseminar informação sobre a doença e promover o diagnóstico precoce. Com esta ação, o ministério busca atingir a meta de eliminar a enfermidade e melhorar a qualidade dos cuidados às pessoas com hanseníase.

Período de veiculação: 24 a 30/1/2011

Veja o Material da Campanha...

1° de Dezembro - Dia Mundial de Combate a AIDS

Dia Mundial de Combate a AIDS.

Período de veiculação: 01/12/2010

Veja o Material da Campanha...

Dia mundial das Vítimas do Trânsito

No Brasil, o Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Trânsito reforça a necessidade de reduzir mortes.

Período de veiculação: 21/11/2010

Veja o Material da Campanha...

Dengue

Se você agir, podemos evitar.

Período de veiculação: 10/11/2010

Veja o Material da Campanha...

Dia Mundial do Diabetes

14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes A prevenção no centro das atenções.

Período de veiculação: 9/11/2010 a 31/12/2010

Veja o Material da Campanha...

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial da Amamentação é comemorada desde 1992, em mais de 150 países, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O tema definido para 2010 foi “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC)...

Período de veiculação: 02 a 08/8/2010

Veja o Material da Campanha...

Campanha Influenza (H1N1) - Prevenção e Resultados

Brasil supera meta ao vacinar mais de 84 milhões de pessoas contra a gripe H1N1. O dado coloca o Brasil na condição de país que mais vacinou em termos de percentual da população total. A vacinação contra a gripe H1N1 é também a maior já ocorrida no mundo, ultrapassando a vacinação contra a rubéola realizada no país, que alcançou 67 milhões de pessoas, em 2008.

Período de veiculação: 24/6/2010 a 2/7/2010

Veja o Material da Campanha...

Doença Falciforme

Campanha Nacional Doença Falciforme.

Período de veiculação: 25/6/2010 a 02/7/2010

Veja o Material da Campanha...

Doação de Sangue

Com o lema “Doe sangue, faça alguém nascer de novo”, a Campanha Nacional de Sangue mostra o depoimento de pessoas que tiveram suas vidas salvas com a transfusão de sangue. A campanha estará na TV e também em outras mídias - como jornal, rádio e mobiliário urbano - até o dia 30 de junho de 2010.

Período de veiculação: 14 a 30/6/2010

Veja o Material da Campanha...

UPA 24h e SAMU 192

Com o objetivo de melhorar os acessos aos atendimentos médicos, o Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, está ampliando a Política Nacional de Atenção às Urgências que visa proteger a vida com qualidade, rapidez e eficiência nos atendimentos do SUS. A integração dos serviços do SAMU 192 com a UPA 24h visa atender a todos que precisam.

Período de veiculação: 09 a 30/6/2010

Veja o Material da Campanha...

Campanha Licença Maternidade

A Licença Maternidade é um direito que toda mãe tem quanto tem um filho. Toda mulher tem direito a um mínimo de 120 dias de folga, tempo vital para a saúde da criança. O Ministério da Saúde está fazendo uma campanha para que as empresas estendam este direito para 180 dias, que é o necessário para que a mãe acompanhe o início do desenvolvimento da criança.

Período de veiculação: 07 a 30/6/2010

Veja o Material da Campanha...

Vacinação Infantil

No dia 12 de junho, o Ministério da Saúde, estados e municípios realizam a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que este ano pretende vacinar 14,6 milhões de crianças menores de cinco anos. Com slogan “Vacinou, é gol. Vamos vestir a camisa da vacinação infantil”. .
Período de veiculação: 31/5/2010 a 12/6/2010

Veja o Material da Campanha...

Campanha de Prevenção e Controle da Hipertensão

Lançada pelo Ministério da Saúde, a Campanha de Prevenção e Controle da Hipertensão apresenta duas linhas: uma relacionada à prevenção e outra com foco no controle e tratamento da doença. Folder, filme e jingle compõem as peças com dados sobre prevenção. A linha sobre o tratamento e controle da doença conta com spot, filme, folder e cartaz. Veja também: www.eusou12por8.com.br
Período de veiculação: 26 a 30/4/2010

Veja o Material da Campanha...

Enchentes

Quando um desastre natural acontece, devemos tomar todos os cuidados possíveis para evitar a transmissão de doenças e preservar a nossa saúde. Aqui você vai encontrar informações muito importantes e que devem ser colocadas em prática quando você estiver em uma situação de enchente.
Período de veiculação: 12 a 27/4/2010

Veja o Material da Campanha...

Dia da Promoção da Qualidade de Vida

Como acontece anualmente em abril, o Ministério da Saúde comemora o Dia Mundial da Atividade Física. Este ano a proposta está sendo ampliada e será realizado o Dia da Promoção da Qualidade de Vida, agregando à atividade física, outros conceitos como direito ao lazer, à cultura, acessibilidade, entre outros.
Período de veiculação: 11/4/2010

Veja o Material da Campanha...

Campanha Influenza A (H1N1) 2ª Fase - Vacinação

A campanha será dividida em três etapas. Essa é a segunda fase. Ela contém mensagens de preparação e esclarecimento da população, principalmente com relação aos grupos prioritários para receber o imunizante.
Período de veiculação: 5 a 14/3/2010.

Veja o Material da Campanha...

Campanha Influenza A (H1N1) 1ª Fase - Prevenção

Gripe. Quanto mais prevenção, mais proteção – essa é a mensagem da campanha informativa sobre a influenza A (H1N1) lançada pelo Ministério da Saúde. Período de veiculação: 22/2/2010 a 21/5/2010.

Veja o Material da Campanha...

Campanha de Carnaval de Prevenção à Aids

O Ministério da Saúde lança Campanha de Carnaval de Prevenção à Aids. Neste ano de 2010, a campanha traz o slogan “Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre”.Período de veiculação: 06 a 28/2/2010.

Veja o Material da Campanha...

Controle da Hanseníase

O Ministério da Saúde veicula a Campanha Nacional contra a Hanseníase. As peças da campanha serão distribuídos à população e a profissionais de saúde, de ensino e de comunicação, com o objetivo de disseminar informação sobre a doença e promover o diagnóstico precoce. Período de veiculação: 27 a 31/1/2010.

Veja o Material da Campanha...

Alerta e Prevenção do Uso do Crack

A Campanha Nacional de Alerta e Prevenção do Uso de Crack, lançada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo alertar sobre os riscos e consequências causados pelo consumo da droga.

Período de veiculação: 16/12/2009 a 31/1/2010.

Veja o Material da Campanha...

Campanha Nacional de Combate à Dengue

O Ministério da Saúde lança a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2009/2010.

Período de veiculação: 29/10/2009 a 31/12/2009.

Veja o Material da Campanha...

Dia Mundial de Luta contra a Aids!

Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids aborda preconceito contra soropositivos.


Veja o Material da Campanha...

Campanha Nacional de Doação de Órgãos

A Campanha traz o conceito “A vida é feita de conversas. Basta uma para salvar vidas”.
Período de veiculação: 27/9/2009 a 12/10/2009.

Veja o Material da Campanha...

Dia Nacional de Doação de Leite

No dia 1º de outubro de 2009 será comemorado, pelo sexto ano consecutivo, o Dia Nacional da Doação de Leite Humano.

Período de veiculação: 01/1/2009 a 01/1/2010.

Veja o Material da Campanha...

Semana Nacional de Aleitamento Materno

A Campanha tem o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno.

Período de veiculação: 02 a 07/8/2009.

Veja o Material da Campanha...

Vacinação Infantil 2009 - 1ª Fase.

A campanha tras o slogan: “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”.

Período de veiculação: 12 a 20/6/2009.

Veja o Material da Campanha...

Campanha Nacional de Doação de Sangue 2009.

Conheça as peças da Campanha Nacional de doação de Sangue.

Período de veiculação: 08/6/2009.

Veja o Material da Campanha...

Dia Mundial sem Tabaco

O objetivo mobilizar e atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes relacionadas.

Período de veiculação: 25 a 31/5/2009.

Veja o Material da Campanha...

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

A SVS incentiva a população e profissionais de saúde para o “DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS”.

Período de veiculação: 19/5/2009 a 31/12/2009.

Veja o Material da Campanha...

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso

Com o slogan “Deixe a gripe na saudade”, a ação tem o objetivo de reduzir os óbitos e as internações causadas pela gripe.

Período de veiculação: 25/4/2009 a 05/8/2009.

Veja o Material da Campanha...

Influenza A H1N1

O Ministério da Saúde criou diversas peças publicitárias de apoio ao controle da epidemia da Influenza A H1N1.

Período de veiculação: 24/04/2009 a 31/12/2009.

Veja o Material da Campanha...

Campanha Nacional de Trânsito - 1ª fase

Os ministérios da Saúde e o DENATRAN querem provocar uma mudança de comportamento nos motoristas e fazer um alerta à população.

Período de veiculação: 13 a 30/4/2009.

Veja o Material da Campanha...

Conheça mais Campanhas do Ministério da Saúde...


Endereço do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde. Esplanada dos Ministérios, Bloco "G", Térreo. CEP: 70058-900.
Brasília/DF. Tel.: (61) 3315-2425. Disque Saúde: 0800 61 1997