Ferramenta de redimensionamento do texto

+A
-A
Caminho desta página: Inicial > Informações Estratégicas > SUS - Universo de atuação

Informações Estratégicas

Nessa seção encontra-se disponível um conjunto de informações de relevância para a tomada de decisão, relacionadas ao tema. Selecione no quadro a seguir a categoria de interesse:

SUS

Atualizado em 23/12/2009

Universo de atuação


Assistência farmacêutica - Drogas dirigidas para uso humano ou veterinário, apresentadas em sua formulação final. Estão incluídos aqui os materiais usados na preparação e/ou na formulação final. (TMS)

Atenção à saúde – Conjunto de ações levadas a efeito pelo SUS, em todos os níveis de governo, para o atendimento às demandas pessoais e das exigências ambientais, compreende três grandes campos, a saber: o da assistência, o das intervenções ambientais e o das políticas externas no setor saúde. (TMS)

Ciência e tecnologia – Conceito amplo que compreende ações conexas de geração, difusão e aplicação de conhecimentos em todos os campos do saber, inclusive educação, gestão, informação, normalização, patentes, estudos e outras atividades ligadas à inovação e difusão tecnológica. (TMS)

Educação em saúde – 1) Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população e não à profissionalização ou à carreira na saúde. 2) Conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas necessidades.

Notas: i) A educação em saúde potencializa o exercício do controle social sobre as políticas e os serviços de saúde para que esses respondam às necessidades da população. ii) A educação em saúde deve contribuir para o incentivo à gestão social da saúde. (GT)

Gestão do Trabalho (no SUS) – Política que trata das relações de trabalho a partir de uma concepção na qual a participação do trabalhador é fundamental para a efetividade e eficiência do Sistema Único de Saúde. (GT)

Gestão participativa - Modalidade de administração, no âmbito do Sistema Único de Saúde, que contempla a participação efetiva de cidadãos, gestores e demais interessados, por meio da construção de espaços democráticos para análises das informações e tomadas de decisões coletivas. (GT)

Hemoderivados – São os produtos oriundos do sangue ou do plasma, obtidos por meio de processamento físico - químico ou biotecnológico. (TMS)

Saúde Suplementar – Parte do Sistema Nacional de Saúde composto por operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, seus beneficiários e prestadores de serviços de saúde. (TMS)

Vigilância em Saúde – Conjunto de atividades voltadas para a identificação, análise, monitorização, controle e prevenção dos problemas de saúde de uma comunidade. A vigilância da saúde engloba as ações coletivas da saúde, expandindo a possibilidade da utilização da epidemiologia no planejamento, programação e avaliação dos serviços de saúde, incluindo outras áreas do conhecimento. Na instância local, integram-se as atividades de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, saúde do trabalhador e vigilância ambiental. (TMS)

Vigilância Sanitária – Conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. (TMS)


GT - Glossários temáticos

TMS - Tesauro do Ministério da Saúde


Endereço do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde. Esplanada dos Ministérios, Bloco "G", Térreo. CEP: 70058-900.
Brasília/DF. Tel.: (61) 3315-2425. Disque Saúde: 0800 61 1997