26/5 – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma


O glaucoma é uma doença crônica que atinge o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão.

A pressão intraocular, suficientemente elevada, lesiona o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar a perda permanente da visão. O processo é lento e pode progredir durante anos, até que surjam os primeiros sintomas.

A maioria dos casos de glaucoma ocorre por que as pessoas já nascem geneticamente predispostas para ter a doença, ou seja, a causa não é algo que o paciente tenha ou não feito.

Existem alguns glaucomas chamados secundários, que ocorrem devido a traumas oculares, algumas doenças (artrite reumatoide e diabetes, por exemplo) e/ou uso de algumas medicações (como corticoides).

O tipo mais comum é o glaucoma primário, que tende a surgir durante o processo de envelhecimento do corpo humano, especialmente a partir dos 40 anos de idade. Há estudos que apontam uma prevalência de 10% na população com mais de 80 anos.

Um dos principais fatores de risco associado ao desenvolvimento do glaucoma é o histórico da doença na família, mas, há outros fatores: etnia africana (para glaucoma de ângulo aberto) ou asiática (glaucoma de ângulo fechado), idade acima de 40 anos e presença de miopia em graus altos. É muito importante que toda pessoa que faz parte do grupo de risco realize o acompanhamento médico oftalmológico.

Tipos de glaucoma

– Glaucoma primário de ângulo aberto: Este é o tipo mais comum dos glaucomas. Um problema no sistema de drenagem interno do olho faz com que a pressão intraocular fique suficientemente alta, com a consequente lesão do nervo óptico. Evoluem, geralmente, de maneira lenta e progressiva, e os pacientes normalmente não percebem nada de errado com a visão.

– Glaucoma de ângulo fechado: Este é o segundo tipo mais comum, em que ocorre uma obstrução da abertura do sistema de drenagem do olho. Esta obstrução pode ocorrer de maneira rápida e extensa, resultando num aumento súbito da pressão intraocular, dor forte, enjoo e visão turva. Esta situação mais grave é chamada de glaucoma agudo, mas felizmente representa uma pequena parte dos casos de glaucoma de ângulo fechado. A maioria evolui de maneira mais lenta e sem sintomas.

– Glaucoma congênito: Este tipo afeta bebês e crianças pequenas e é resultado de um erro na formação do sistema de drenagem do olho, causando o aumento da pressão intraocular logo ao nascimento ou nos primeiros meses de vida. Os sinais de alerta são um olho grande e sem brilho, lacrimejamento, grande sensibilidade à luz, que faz com que a criança fique com as pálpebras bem fechadas em ambientes muito iluminados.

– Glaucoma secundário: Quando o glaucoma ocorre por algum outro fator que leva ao aumento da pressão intraocular, como trauma, uso de medicação a base de corticoide, tumores, inflamações, hipertensão arterial e diabetes.

Sintomas

Embora tenha diferentes tipos e manifestações, na maior parte dos casos o glaucoma é assintomático: não dói, não coça, não arde, não causa qualquer incômodo. Ainda assim, continua danificando o nervo óptico e, somente quando a doença está avançada, o paciente começa a perceber dificuldade de enxergar. O tratamento consegue manter a visão do paciente, mas os danos ao nervo não podem ser revertidos. Por isso, identificar a doença ainda nos estágios iniciais é muito importante.

tratamento do glaucoma, comprovadamente eficaz, consiste na redução dos níveis de pressão intraocular, que pode ser obtido através de:

– Colírios: são utilizados uma ou duas vezes por dia, sendo que, às vezes, mais de um colírio pode ser necessário para o controle da pressão intraocular. Assim, eles devem ser aplicados de maneira correta e utilizados regularmente, todos os dias. O glaucoma é uma doença crônica que, infelizmente, não tem cura, mas há controle.

– Laser: existem diversos tipos de laser para o tratamento do glaucoma, sendo que a trabeculoplastia seletiva a laser é um procedimento que pode reduzir a pressão intraocular por algum tempo e com raras complicações.

– Cirurgias: existem diversas técnicas cirúrgicas para reduzir a pressão intraocular e controlar o glaucoma. As técnicas tradicionais e bem conhecidas são a trabeculectomia e o implante de tubo de drenagem. Várias técnicas novas estão disponíveis, porém, ainda carecem de bons níveis de evidência sobre a indicação, eficácia e segurança a médio e longo prazos.

É importante ressaltar que o paciente submetido a tratamentos a laser ou cirúrgicos ainda precisam de acompanhamento frequente com o oftalmologista, pois esses procedimentos podem ser insuficientes ou perder o efeito com o tempo.

Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico oftalmologista, para que se possa definir a abordagem de tratamento mais adequada.

Importância do diagnóstico precoce

Quanto antes for diagnosticado o glaucoma, menores as chances de problemas na visão. O tratamento, geralmente, é mais simples e o controle mais fácil nas fases iniciais da doença.

Como evolui de forma assintomática, as visitas regulares ao oftalmologista são fundamentais, especialmente para pessoas que fazem parte do grupo de risco.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) recomendam, expressamente, que os brasileiros agendem uma consulta oftalmológica uma vez ao ano. Atualmente, a Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de oftalmologistas distribuídos por todo o País. Além disso, o Brasil conta com uma política pública nacional que garante o fornecimento gratuito de medicamentos aos pacientes com glaucoma.

A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 10.456/2002 para destacar importância de um acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar a doença, considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a publicação “Condições de Saúde Ocular 2019”, elaborada pelo CBO, de 2% a 3% da população brasileira acima de 40 anos possui a doença. O número representa aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Projeções da Associação Internacional de Prevenção da Cegueira (The International Agency for the Prevention of Blindness – IAPB) indicam que o total de pacientes com glaucoma em todo o mundo chegará a 111,8 milhões, em 2040.

Diante deste cenário, é urgente que sejam adotadas medidas que ampliem o conhecimento sobre glaucoma junto à população, que promovam o diagnóstico precoce, especialmente entre o grupo de risco e que garantam o acesso ao tratamento adequado, a fim de evitar complicações, uma vez que a doença é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.

Esse é o objetivo do 24 horas pelo Glaucoma, uma grande mobilização em torno da doença, realizada completamente online, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Glaucoma.

Haverá palestras, entrevistas, aulas, participações especiais e teleorientação com especialistas para pacientes e interessados no tema, que poderão se inscrever e ter uma sessão de aconselhamento online, onde serão esclarecidas dúvidas sobre sintomas, formas de prevenção e tratamentos.

O programa será ancorado no canal do CBO no Youtube e ficará disponível na mesma plataforma.

Fontes:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS)

Sociedade Brasileira de Glaucoma