Página principal > Notícias > dezembro 2008
Temporão avalia 2008 como um ano de realizações - 17/12/2008
Ministro destaca a importância da transparência e da prestação de contas à sociedade dos resultados do trabalho do ministério
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez uma avaliação bastante positiva das ações realizadas em 2008, durante a abertura da apresentação sobre os resultados das atividades deste ano, feita pela secretária-executiva Márcia Bassit, nesta quarta-feira (17), no Hotel Nacional, em Brasília (DF). "Foi um ano cheio de realizações, em que conseguimos consolidar uma série de visões, perspectivas, projetos e fortalecer o nosso Sistema Único de Saúde", disse o ministro.
Resultados e Conquistas - Mais Saúde:
1. Apresentação
com indicadores de avaliação (PDF | 2,2Mb)
2. Texto
com detalhamento das ações (PDF | 164Kb)
Temporão destacou a importância de prestar contas à sociedade dos resultados do trabalho e do esforço coletivo. "É muito importante ter sempre essa postura de transparência e divulgar o que estamos fazendo, de forma muito clara e objetiva, e mostrando também as nossas fragilidades, os espaços que não conseguimos avançar e nossos problemas que têm de ser superados", acrescentou.
O ministro afirmou que, apesar das dificuldades do dia-a-dia, foi possível conquistar avanços e refletir sobre novos desafios para chegar em 2009 "com mais garra e coesão para levar adiante esse fantástico projeto do Brasil, da sociedade brasileira que é o Sistema Único de Saúde".
De acordo com o ministro, o SUS estimula a curiosidade e tem sido objeto
de estudo e avaliação por vários países.
Citou como exemplo a disposição do ministro da Saúde
do Reino Unido, Alan Johnson, de usar a experiência brasileira
das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), no modelo inglês. Para
Temporão, essa atitude do colega inglês revela que a
experiência brasileira, com todas as suas dificuldades, tem
avanços singulares e inovadores no campo da saúde pública.