Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dicas em Saúde > Choque anafilático
Início do conteúdo da página

Albinismo

Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2015, 12h48 | Acessos: 1395

É um distúrbio genético que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina (pigmento responsável pela coloração da pele, dos pelos e dos olhos). Pessoas com albinismo apresentam pele muito branca, olhos, cabelos, cílios e demais pelos do corpo extremamente claros.

Tipos de albinismo:

- óculo-cutâneo: afeta a pele, cabelos e olhos: o principal problema para a pele é a exposição ao sol, que provoca queimaduras. Se a exposição for diária e prolongada, com o passar do tempo podem surgir lesões muito graves, inclusive câncer de pele. Poucos minutos no sol, sem proteção, podem provocar queimaduras de 2º e 3º graus na pele de pessoas albinas. Em países tropicais, onde o sol está presente em todas as estações do ano, o uso de bloqueadores solares é imprescindível;

- ocular: afeta unicamente os olhos. O albinismo ocular geralmente vem acompanhado de astigmatismo e hipermetropia, movimento irregular do olho, estrabismo e fotofobia (sensibilidade à luz).

Pessoas com albinismo devem iniciar o acompanhamento por profissionais de saúde assim que o problema for detectado. A terapia visual prevenirá problemas nos olhos e na visão, proporcionando o desenvolvimento necessário para as atividades escolares, trabalho e lazer.

As principais complicações do albinismo são o câncer de pele e a cegueira.

Prevenindo as complicações:

- evitar a exposição solar direta ou indireta;
- usar óculos escuros com proteção para os raios solares (prescrito por oftalmologista);
- usar acessórios como chapéus com abas, sombrinhas e roupas de tecido com trama bem fechada;
- usar produtos com protetor solar FPS ≥ 20, para raios UVA e UVB, 30 minutos antes de sair de casa e reaplicar a cada 2 horas se necessário.


IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em junho de 2014 e revisada em dezembro de 2015.

Fontes:

Organização Latino-Americana de Albinismo (OLA)

Sociedade Brasileira de Dermatologia

registrado em:
Fim do conteúdo da página