Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Legislativa


A Biblioteca oferece levantamento bibliográfico sobre um determinado assunto ou autor em fontes diferentes de informação utilizando a metodologia PICO.

PICO representa um acrônimo para Paciente, Intervenção, Comparação e “Outcomes” (desfecho). Na Prática Baseada em Evidências (PBE) esses quatro componentes são os elementos fundamentais da questão de pesquisa e da construção da pergunta para a busca bibliográfica de evidências. A estratégia PICO pode ser utilizada para construir questões de pesquisa de naturezas diversas, oriundas da clínica, do gerenciamento de recursos humanos e materiais, da busca de instrumentos para avaliação de sintomas entre outras. Pergunta de pesquisa adequada (bem construída) possibilita a definição correta de que informações (evidências) são necessárias para a resolução da questão clínica de pesquisa, maximiza a recuperação de evidências nas bases de dados, foca o escopo da pesquisa e evita a realização de buscas desnecessárias[1].

A pesquisa legislativa que recupera atos normativos da área de saúde mediante consulta a fontes oficiais.

Contatos:

E-mail: bibreferencia@saude.gov.br

Telefone: (61) 3315-2410

 

 

[1]SANTOS, Cristina Mamédio da Costa; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce.The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2007, v. 15, n. 3, p. 508-511.