O Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual das Nações Unidas para sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o planeta. Desde que foi comemorado pela primeira vez, em 1974, o evento tornou-se uma plataforma global de divulgação sobre o meio ambiente em mais de 100 países.
A saúde do meio ambiente é fundamental no cumprimento de muitos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Com 10 anos para cumprir as metas na data prevista de 2030, o mundo precisa acelerar o ritmo e realizar maiores esforços para encontrar soluções para a poluição, as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade a fim de, verdadeiramente, transformar as sociedades e as economias.
O tema deste ano se concentra na “restauração de ecossistemas” e na urgência de todos fazerem as pazes com a natureza.
A data também marcará o lançamento formal da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas 2021-2030, iniciativa que tem o objetivo de aumentar em grande escala a restauração de ecossistemas degradados e destruídos para combater a crise climática, evitar a perda de um milhão de espécies e aumentar a segurança alimentar, o abastecimento de água e a subsistência.
Atualmente, 3,2 bilhões de pessoas – 40% da população mundial – sofrem com a contínua degradação dos ecossistemas, perdendo, por exemplo, o acesso a solos férteis ou a água potável segura.
A restauração dos ecossistemas pode aplacar em um terço o total de esforços necessários, até 2030, para manter o aquecimento global abaixo de 2 graus e, ao mesmo tempo, ajudar as sociedades e economias a se adaptarem às mudanças climáticas, contribuindo para a realização de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até a data-alvo de 2030, incluindo a eliminação da pobreza e da fome.
Impactos da degradação ambiental no bem-estar humano:
– Cerca de US$10 trilhões no PIB global podem ser perdidos até 2050 se os serviços de preservação aos ecossistemas continuarem diminuindo.
– A degradação da terra pode reduzir a produtividade global de alimentos em 12%, fazendo com que seus preços disparem em até 30% até 2040.
– Prevê-se que até 700 milhões de pessoas migrarão devido à degradação da terra e às mudanças climáticas até 2050.
– O declínio na fertilidade do solo nos campos de milho custa aos agricultores cerca de meio bilhão de dólares por ano em fertilizantes extras, somente nos EUA.
– A degradação do ecossistema pode aumentar o contato entre humanos e animais selvagens e tem sido associada a surtos de doenças.
Para incentivar o renascimento dos ecossistemas em todos os lugares, o PNUMA publicou um guia prático para a restauração de ecossistemas – o Manual de Restauração de Ecossistemas. O documento fornece uma introdução ao conjunto de ações que podem desacelerar e interromper a degradação dos ecossistemas e promover sua recuperação.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, faça parte da #GeraçãoRestauração para reviver e proteger nossos ecossistemas. Não podemos voltar no tempo, mas podemos cultivar árvores, tornar nossas cidades verdes, renovar nossos jardins, mudar nossas dietas e limpar rios e encostas. Somos a geração que pode fazer as pazes com a natureza.
Junte-se à #GeraçãoRestauração!
Fontes: