Espaço Físico


O Espaço João Yunes o local para leitura, estudo, pesquisa e interação da Biblioteca. O espaço inaugurado em 2002 homenageia ex-secretário de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde.

João Yunes defendia que a violência fosse tratada como uma epidemia, com combate aos focos, e propôs a adoção de vigilância epidemiológica da violência. Para ele, a existência de uma medição precisa das mortes violentas, num trabalho conjunto de diversos setores do governo, facilitaria a identificação das causas da violência e a adoção de programas para a sua redução. Para João Yunes esse controle tornou-se necessário pelo fato de a violência ter atingido níveis considerados epidêmicos.

Fontes:

LAURENTI, RUY e ALDRIGHI, JOSÉ MENDES. Homenagem ao professor João Yunes. Revista da Associação Médica Brasileira [online]. 2002, v. 48, n. 4 [Acessado 4 Janeiro 2022] , pp. 296. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-42302002000400033>.

SÃO PAULO. Assembleia Legislativa. Morre João Yunes. São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=265821. Acesso em: 04 jan. 2022.

A sala multiuso, equipada com recursos audiovisuais para realização de conferências, reuniões, gravação de vídeos e oficinas pode ser reservada mediante e-mail para bibreferencia@saude.gov.br.

Ainda estão disponíveis cabines individuais, mesas, poltronas e computadores com acesso à internet. Qualquer pessoa pode utilizar os computadores do espaço. Para os que preferem utilizar seus próprios equipamentos eletrônicos, na Biblioteca é possível acessar gratuitamente a rede de internet wireless do Ministério (MS_visitantes).

O espaço é decorado com Painel de Athos Bulcão, obra de relevo em madeira, com pintura em laca nas cores mostarda e marrom, medindo 280 x 576 cm, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O painel, foi criado pelo artista plástico Athos Bulcão e instalado no ano de 2002. Divide a área pública da área administrativa da biblioteca. O painel, feito para a Biblioteca, foi doado pela Fundação Banco do Brasil e visa a inserção da instituição no roteiro cultural da Capital Federal.

O público com deficiências visuais poderá explorar e reconhecer a obra por meio do toque.

A obra pode ser acessada virtualmente no site da Fundação Athos Bulcão (1918-2008) no link: https://www.fundathos.org.br/abreGaleria.php?idgal=97

Os caminhos da disseminação da informação técnico-científica para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS são rememorados em painel da biblioteca desde 22 de dezembro de 2016. Este registra e dá conhecimento aos principais produtos, serviços, eventos e iniciativas de disseminação de informação em saúde no Brasil.