07/4 – Dia Mundial da Saúde 2020: apoiar enfermeiros e parteiras


Enfermeiros e parteiras desempenham um papel vital na prestação de serviços de saúde. Esses profissionais dedicam suas vidas a cuidar de mães e filhos; aplicam vacinas que salvam vidas; oferecem conselhos de saúde; cuidam de idosos e, em geral, atendem às necessidades diárias essenciais de saúde. Costumam ser o primeiro e, muitas vezes, único ponto de atendimento em suas comunidades. O mundo precisa de mais nove milhões de enfermeiros e parteiras para alcançar a cobertura universal de saúde até 2030.
Neste 7 de abril é dia de celebrar o trabalho de enfermeiros e parteiras e lembrar aos líderes mundiais o papel crítico que desempenham em manter o mundo saudável. Enfermeiros e outros profissionais de saúde estão na vanguarda da resposta ao COVID-19, fornecendo tratamento e cuidados de alta qualidade, liderando o diálogo comunitário para lidar com medos e perguntas e, em alguns casos, coletando dados para estudos clínicos. Simplesmente, sem enfermeiros, não haveria resposta.
Em 2020, Ano Internacional da Enfermeira e da Parteira, o Dia Mundial da Saúde destaca o status atual da enfermagem em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros farão uma série de recomendações para fortalecer a força de trabalho de enfermagem e obstetrícia. Isso será vital para se alcançar metas nacionais e globais relacionadas à cobertura universal de saúde, saúde materna e infantil, doenças infecciosas e não transmissíveis, incluindo saúde mental, preparação e resposta a emergências, segurança do paciente e prestação de serviços integrados e centrados nas pessoas, entre outros.
No Dia Mundial da Saúde, a OMS pede apoio para garantir que as forças de trabalho de enfermagem e obstetrícia sejam fortes o suficiente para garantir que todos, em todos os lugares, recebam os cuidados de saúde de que precisam.
Será lançado, à zero hora do dia 07/4/2020, o primeiro relatório sobre a situação da enfermagem no mundo. O documento fornecerá uma imagem global dessa força de trabalho e apoiará o planejamento baseado em evidências para otimizar suas contribuições para melhorar a saúde e o bem-estar de todos. A publicação definirá a agenda de coleta de dados, diálogo sobre políticas, pesquisa e investimento na força de trabalho em saúde para as próximas gerações e, sua versão completa  em inglês, bem como os resumos executivos nos 6 idiomas oficiais, estarão disponíveis no seguinte endereço: https://www.who.int/publications-detail/nursing-report-2020.
A data comemorativa refere-se à criação da OMS durante a primeira Assembléia Mundial da Saúde, em 1948, sendo celebrada desde 1950 com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global.
Fonte:
World Health Organization