O Dia Mundial da Visão é uma campanha anual que ocorre na 2ª. quinta-feira do mês de outubro com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância dos cuidados oftalmológicos em todo o mundo.
Em 2023, a celebração ocorre no dia 12 e o tema central é a importância do cuidado com os olhos e a visão no local de trabalho.
É necessário encorajar os empregadores a tornar as iniciativas de saúde ocular uma prática padrão e a promover hábitos de saúde ocular que beneficiarão o bem-estar, a segurança e a produtividade de milhões de funcionários.
Globalmente, 1,1 bilhão de pessoas têm uma deficiência visual não tratada ou evitável. Isto representa um oitavo da população mundial – quase o mesmo número de pessoas que existem na Europa e nos Estados Unidos juntos.
Neste Dia Mundial, o foco é ajudar as pessoas a compreenderem a importância de proteger a sua visão no local de trabalho e apelar aos líderes empresariais para que priorizem a saúde ocular dos trabalhadores, em todos os lugares.
Potencialmente, todos os profissionais estão sujeitos a acidentes ou a algum tipo de comprometimento ocular durante a jornada de trabalho. Mas, os que estão expostos aos maiores riscos são os empregados da indústria; da marcenaria; e da área de serviços de limpeza, como faxineiros, domésticos e auxiliares.
Os acidentes mais comuns são: queimaduras por partículas projetadas por máquina de solda; corpo estranho no olho, como fagulha de esmeril e farpa de madeira; e traumas causados por objetos pontiagudos. Produtos químicos, inclusive os utilizados por profissionais de limpeza, como água sanitária, também estão entre as causas de acidentes.
O uso de equipamentos de proteção reduz em 90% os riscos de acidentes envolvendo os olhos. As empresas são obrigadas por lei a fornecerem o material de segurança adequado a cada função. No entanto, muitos funcionários evitam o uso do equipamento por achar desconfortável.
Ao sofrer um acidente ocular no trabalho, mesmo que não pareça grave, é importante procurar imediatamente um atendimento oftalmológico.
As empresas também devem orientar seus funcionários sobre os primeiros cuidados após um acidente. Em incidentes com produtos químicos, normalmente, é recomendado lavar os olhos com água corrente em abundância. Mas é importante que o profissional fique a par das orientações fornecidas pela sua empresa, para saber como agir em cada situação.
Estima-se que no Brasil existam mais de 1,2 milhão de cegos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem diagnosticados e tratados de forma precoce.
Empregadores precisam estar atentos à importância de investirem na saúde ocular de seus funcionários pois, dependendo das condições do ambiente de trabalho, a visão pode sofrer prejuízos, que muitas vezes são irreversíveis. Por outro lado, está comprovado que o cansaço e o desconforto nos olhos diminuem o rendimento dos profissionais.
Fontes:
Hospital de Olhos de Sergipe
Hospital de Olhos HCOE – Bahia
Sightsavers – Reino Unido
The International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB)