15/6 – Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra a Pessoa Idosa


 

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra Idosos acontece todos os anos em 15 de junho – data oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2011, a pedido da Rede Internacional para a Prevenção do Abuso de Idosos (INPEA), que instituiu a comemoração em 2006.

A campanha objetiva sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

O abuso de idosos pode ser definido como “um ato único ou repetido, ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento onde haja uma expectativa de confiança que cause dano ou angústia a um idoso”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de pessoas idosas em todo o mundo, e uma questão que merece a atenção da comunidade internacional.

Em muitas partes do mundo, o abuso de idosos ocorre com pouco reconhecimento ou resposta. Até recentemente, esse grave problema social era escondido da opinião pública e considerado principalmente um assunto privado que, ainda hoje, continua a ser um tabu, subestimado e ignorado pelas sociedades em todo o mundo.

No entanto, as evidências estão se acumulando e indicam que o tema é um importante problema de saúde pública e social.

O abuso de idosos ocorre em países desenvolvidos e em desenvolvimento, mas, geralmente é subnotificado globalmente. As taxas ou estimativas de prevalência existem apenas em países desenvolvidos selecionados — variando de 1% a 10%. Embora a extensão dos maus-tratos aos idosos seja desconhecida, seu significado social e moral é óbvio. Como tal, exige uma resposta global multifacetada, que se concentre na proteção dos direitos das pessoas idosas.

Do ponto de vista social e de saúde, a menos que os setores de atenção primária à saúde e de serviços sociais estejam bem equipados para identificar e lidar com o problema, o abuso de idosos continuará sendo subdiagnosticado e negligenciado.

O Brasil tem mais de 30 milhões de idosos. Todos eles merecem respeito. Mas isso nem sempre acontece. Abandono, maus tratos, violência física e psicológica atingem milhares de brasileiros todos os anos. E dois terços dos casos acontecem dentro de casa.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Distrito Federal promoverá uma capacitação virtual sobre o envelhecimento e garantia dos direitos dos 60+. O evento é voltado a servidores, capoterapeutas e pessoas da comunidade e será realizado no dia 28 de junho, das 14h às 17h, via plataforma Zoom.

“O evento virtual alerta para a responsabilidade de todos os cidadãos na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos dos idosos, de forma a coibir, diminuir e amenizar o sofrimento dessa população e agindo com políticas contra as violências a esse público”, diz Jaime Santana, secretário de Justiça e Cidadania (do DF).

Para se inscrever, basta preencher o cadastro por meio deste link até o dia 24 de junho. As vagas são limitadas. O link do evento será encaminhado por e-mail aos participantes, após a confirmação da inscrição.

 

Fontes:

Agência Brasília

Organização das Nações Unidas (ONU)

Prefeitura de Montes Claros (MG)

Rádio Senado