21/11 – Dia Nacional da Homeopatia


 

Em 10 de abril de 1755 nascia na Alemanha, Christian Friedrich Samuel Hahnemann, o médico que iria revolucionar os métodos terapêuticos com a criação da homeopatia.

Embora considerado um bom médico, Hahnemann estava desiludido com a pouca eficácia dos métodos terapêuticos usados na época.

Testou em si mesmo várias substâncias e desenvolveu sintomas – fato que o fez perceber o surgimento de sintomas semelhantes aos apresentados pela enfermidade que curavam.

Os testes confirmaram sua teoria: cada remédio provocava uma doença similar àquela para a qual era ordinariamente receitado. Similia similibus curantur ou “semelhante cura semelhante”. Hahnemann desvendara, assim, o princípio da homeopatia.

Seus fundamentos baseiam-se na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C., segundo a qual os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que, quando experimentado em um homem sadio, apresente os mesmos sintomas que o doente apresente – um princípio parecido com o das vacinas.

Para tratar seres humanos, animais e plantas, utiliza medicamentos preparados por meio de técnicas especiais, a partir de matérias primas oriundas de plantas, animais, minerais e diferentes substâncias químicas, sob as recomendações da Farmacopeia Homeopática Brasileira (FHB).

Diferentemente da medicina tradicional que avalia os sintomas, diagnostica a doença e prescreve o tratamento, a homeopatia é uma prática integrativa e complementar que estimula a cura do indivíduo “de dentro para fora”.

A terapia consiste na administração de doses mínimas do princípio ativo, a partir da sua manipulação e diluição, com o objetivo de estimular a reação orgânica e restabelecer o equilíbrio.

Segundo a psicóloga Josiane Francisca Gualberto Gusmão, “à medida que a homeopatia contribui para harmonizar o indivíduo, ele terá uma resposta melhor ao tratamento convencional, lidando melhor com as causas que fazem com que ele adoeça”.

Tratamento homeopático no Sistema Único de Saúde (SUS):

Presente no SUS desde 2006, a homeopatia foi inserida no sistema público de saúde brasileiro por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.

O acesso é feito a partir dos serviços de saúde, tanto em unidades básicas como em serviços especializados e, até mesmo em hospitais, de acordo a organização dos serviços em cada município.

 

O Dia Nacional da Homeopatia, comemorado em 21 de novembro, homenageia a data de chegada ao Brasil, em 1840, do homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure (1809-1858) que, estabelecendo-se no Rio de Janeiro, começou a clinicar e a difundir a homeopatia.

 

Fontes:

Associação Paulista de Homeopatia
Centro de Estudos Avançados em Homeopatia
Instituto Hahnemanniano do Brasil
Max Altman: Revista História, Ciências, Saúde: Manguinhos
Prefeitura do Recife (PE)
Prefeitura Municipal de Contagem (MG)