“Maior coesão social, melhor saúde” : 14 a 20/9 – Semana do Bem-Estar


 

A Semana do Bem-Estar é promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e celebrada desde 2011 com o objetivo de reforçar e promover uma visão positiva da saúde na região das Américas.

Em 2024 o tema se concentra na coesão social – entendida como a capacidade de uma sociedade gerar laços de pertencimento e solidariedade entre seus membros, promovendo a inclusão ativa de todas as pessoas na vida comunitária. Está associada à aptidão em garantir bem-estar e justiça social, minimizando e/ou eliminando marginalização e desigualdades entre grupos sociais, territórios e pessoas.

A coesão social tem um papel protetor significativo na saúde mental, podendo mitigar os efeitos de eventos estressantes da vida que afetam a saúde mental de pessoas de todas as idades. Contribui para reduzir expressivamente os impactos mentais negativos devidos à privação de renda, revelando a importância de fortalecer os laços comunitários e a representação social para melhorar o bem-estar mental.

A OPAS apela à promoção da coesão social, fortalecendo o envolvimento ativo das pessoas na vida da comunidade e nas decisões coletivas, ampliando seu impacto e promovendo a troca de experiências, desafios e conquistas na construção de sociedades mais saudáveis, equitativas e coesas nas Américas.

A campanha da Semana do Bem-Estar de 2024 tem como objetivos:

– Reforçar a importância da coesão social como determinante social da saúde para o bem-estar e a equidade;
– Apelar aos países e legisladores para que promovam políticas públicas que fortaleçam a coesão social e promovam sociedades mais equitativas e solidárias;
– Apelar aos países e aos legisladores para que promovam o trabalho conjunto e coordenado entre todos os setores, a fim de alcançar uma maior coesão social e, portanto, saúde, bem-estar e equidade na saúde na região;
– Promover a participação social na formulação, desenvolvimento e implementação de políticas públicas, com especial atenção aos grupos vulneráveis.

 

Fonte:

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)