Mês de Conscientização sobre a Dislexia


 

Dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, de base genética e hereditária que afeta de 10% a 15% da população mundial, de acordo com a International Dyslexia Association (IDA). É uma condição específica da aprendizagem caracterizada pela dificuldade de decifrar a escrita ou símbolos.

Estas alterações funcionais comprometem a habilidade de aprender a ler ou escrever de forma correta, afetando também a compreensão de texto. Portanto, é um transtorno que dificulta a habilidade de leitura, escrita e, por consequência, a linguagem.

Há diferentes graus de dislexia, normalmente descritos como leve, moderado e severo. Esse grau baseia-se, em geral, na severidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.

Tipos:

– Dislexia do Desenvolvimento: de base genética e hereditária, é o tipo que ocorre em 80% dos casos.
– Dislexia Adquirida: é adquirida após um trauma, uma lesão, um AVC, por exemplo, na região do lobo temporal do cérebro.

Sintomas que podem estar presentes:

Na linguagem oral:

– Atraso no desenvolvimento da fala;
– Problemas para formar palavras de forma correta, como trocar a ordem dos sons (popica em vez de pipoca) e confundir palavras semelhantes (umidade/humanidade);
– Erros de pronúncia, incluindo trocas, omissões, substituições, adições e misturas de fonemas;
– Dificuldade para nomear letras, números e cores;
– Dificuldade em atividades de aliteração e rima;
– Dificuldade para se expressar de forma clara.

Na leitura:

– Dificuldade para decodificar palavras;
– Erros no reconhecimento de palavras, mesmo as mais frequentes;
– Leitura oral devagar e incorreta. Pouca fluência, com inadequações de ritmo e entonação, em relação ao esperado para a idade e a escolaridade;
– Compreensão de texto prejudicada como consequência da dificuldade de decodificação;
– Vocabulário reduzido.

Na escrita:

– Erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes;
– Omissões, substituições e inversões de letras e/ou sílabas;
– Dificuldade na produção textual, com velocidade abaixo do esperado para a idade e a escolaridade.

Diagnóstico e tratamento:

O diagnóstico deve ser realizado por meio de uma equipe multi e interdisciplinar composta por neuropsicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, neurologistas e neuropediatras. Para sua confirmação é essencial a realização de testes específicos para descartar outras doenças, visuais ou auditivas, assim como questionários que devem ser respondidos pelos pais e pessoas próximas da pessoa. Testes de audição e visão, além de provas de desempenho cognitivo permitem avaliar a extensão das dificuldades.

Quanto mais cedo for constatada a dislexia, mais eficiente será a intervenção, facilitando o desenvolvimento da pessoa a partir de suas limitações.

Independentemente de quais forem as diversidades ou dificuldades nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, a intervenção terapêutica sempre se faz necessária e objetiva auxiliar na superação e na adaptação de limitações e dificuldades, visando impulsionar o pleno desenvolvimento.

Para crianças, adolescentes e adultos com desempenho atípico ou atrasado, a intervenção correta também ajudará no fortalecimento da autoestima e da autoconfiança.

A abordagem multidisciplinar, envolvendo as áreas de psicopedagogia, psicologia, neuropsicologia e fonoaudiologia, busca desenvolver alternativas para superar as dificuldades e, mesmo que não exista uma “cura”, o indivíduo pode levar uma vida normal, desde que tenha acompanhamento profissional desde os primeiros anos de vida.

A campanha mundial do Mês de Conscientização sobre a Dislexia tem o objetivo de aumentar a conscientização e compartilhar ferramentas que melhorem as habilidades daqueles que são diagnosticados com o problema. Ressalta-se que como o diagnóstico precoce é um ponto facilitador para o desenvolvimento da criança, é essencial que pais, familiares e professores fiquem atentos aos mais singelos sinais destas dificuldades.

 

Fontes:

Associação Brasileira de Dislexia
Associação Nacional dos Educadores Inclusivos (ANEI)
Instituto ABCD
International Dyslexia Association