Bursite

Bursite é uma inflamação ou irritação de uma pequena bolsa chamada ‘bursa’ que se localiza entre o osso e outras partes que se movem no corpo, como músculos, pele ou tendões.
As bursas são cheias de um líquido viscoso e se localizam nos pontos em que ossos, músculos e tendões se tocam, funcionando como amortecedores naturais para facilitar o movimento das articulações e diminuir o atrito entre as partes móveis do corpo, como ombros, cotovelos, punhos, quadris, joelhos, tornozelos e pés. Existem dezenas de bursas que podem ser afetadas pela inflamação provocando a bursite.
Causas:
A bursite pode aparecer repentinamente após esforço ou trauma ou surgir aos poucos, pelo uso excessivo da articulação afetada. Geralmente está associado à prática de atividades físicas, atividades profissionais ou por má postura.
Por exemplo, a bursite de cotovelo é muito comum em certas profissões em que se apoia o corpo sobre o cotovelo, como pintores e bombeiros hidráulicos. Já a bursite de ombros resulta de atividades em que é preciso levantar os braços e por isso é mais frequente entre professores, pintores, carregadores e entre atletas de vôlei e de natação.
– Movimentos repetitivos (como levantar peso, digitar ou pedalar);
– Lesões ou pancadas;
– Doenças como artrite reumatoide e gota;
– Infecções causadas por bactérias;
– Envelhecimento e sobrecarga das articulações.
Principais sintomas:
– Dor;
– Inchaço e vermelhidão;
– Sensação de calor no local;
– Dificuldade de movimentar a região afetada.
Tratamento:
O tratamento depende da causa e da gravidade do quadro. Em geral, inclui medidas para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Inclui:
– Repouso e interrupção da atividade que causou a inflamação;
– Aplicação de compressas de gelo;
– Uso de anti-inflamatórios e analgésicos (de acordo com orientação médica);
– Fisioterapia para fortalecimento e reabilitação.
Recomendações:
– Não se automedicar;
– Deixar a área afetada descansar o máximo possível;
– Fazer aplicações de gelo no local;
– Procurar descobrir quais são as atividades que provocam a inflamação e evitá-las;
– Fazer exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e dos tendões ou fisioterapia de acordo com a orientação de um profissional especializado.
IMPORTANTE: Somente profissionais de saúde devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Dica elaborada em junho de 2025
Fontes:
Dr. Dráuzio Varella
Hospital Israelita Albert Einstein: Blog Vida Saudável
Rede D’Or São Luiz
Sociedade Brasileira de Reumatologia