Orelhas em abano (orelhas proeminentes)

As orelhas em abano são um tipo de deformidade que ocorre durante a gestação fazendo com que a criança nasça ou desenvolva, nos primeiros anos de vida, orelhas com a aparência de estarem abertas ou abanando.

O problema acontece geralmente nas duas orelhas por causa de uma formação incompleta da dobra natural da orelha ou pelo desenvolvimento excessivo da cartilagem na parte da orelha que parece uma concha.

Embora a orelha de abano seja uma condição puramente estética e não comprometa a audição, ela pode trazer grande desconforto emocional e social. Muitas pessoas, especialmente crianças, tornam-se alvos de bullying e podem sofrer com apelidos e provocações que trazem impactos para sua autoconfiança e autoestima, com grandes implicações psicológicas que marcam seu perfil psicoemocional.


Causas:

A principal causa da orelha de abano é genética, sendo uma característica hereditária que pode estar presente desde o nascimento ou se desenvolver nos primeiros anos de vida.

A formação da cartilagem da orelha ocorre no período pré-natal, e, em alguns casos, as dobras naturais da orelha não se formam adequadamente, resultando em uma aparência mais saliente.

Fatores como o crescimento excessivo da cartilagem ou a ausência de curvatura na parte superior da orelha são os principais responsáveis pela separação exagerada da orelha em relação à cabeça.


Tratamento:

A correção das orelhas de abano é feita por meio de uma cirurgia plástica reparadora chamada de otoplastia, considerada relativamente simples. O procedimento visa reposicionar e remodelar a cartilagem da orelha para que esta fique mais próxima da cabeça, proporcionando um aspecto natural e harmonioso.

Durante a otoplastia, o cirurgião faz pequenas incisões na parte de trás da orelha para ter acesso à cartilagem. Através dessas incisões, ele remodela a cartilagem, criando as dobras necessárias e reposicionando a orelha para que fique mais próxima à cabeça.

De acordo com os especialistas, a época ideal para a realização da cirurgia é a partir dos 6 anos de idade, quando as orelhas já estão totalmente formadas e no tamanho adulto.

De forma geral a recuperação é rápida e cerca de uma semana após o procedimento já é possível retornar às atividades normais.

IMPORTANTE: Somente profissionais de saúde devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.


Dica elaborada em julho de 2025

Fontes:

ALMEIDA, A. R. H. de; ISOBE, L. R. C.; PINTO, M. S. D.; MAFRA, A. V. C. Tratamento da orelha em abano, novas e simples táticas. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, v. 32, 2017.
CDO Ouvido, Nariz e Garganta / Florianópolis (SC)
Hospital Infantil Sabará / São Paulo (SP)



Publicado: Thursday, 01 de January de 1970

Termos e Condições de Uso | Política de Privacidade