OPAS e OMS divulgam alertas sobre subclado K do vírus Influenza
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgaram alertas sobre o vírus influenza A (H3N2) J.2.4.1, conhecido como subclado K, associado ao aumento de casos ou à antecipação da temporada de influenza na América do Norte, Ásia e Europa. A variante já foi identificada em mais de 30 países, inclusive no Brasil, em uma amostra coletada no Pará.
Embora as alterações genéticas do vírus pareçam favorecer a transmissibilidade, a OMS destaca que não há até o momento evidências epidemiológicas que sugiram aumento no número de mortes, internações ou intensidade dos sintomas.
No que diz respeito às vacinas, apesar de haver diferenças genéticas entre os vírus circulantes e as cepas utilizadas na formulação, dados preliminares indicam que os imunizantes oferecem níveis de proteção contra hospitalizações semelhantes ao verificados nas temporadas anteriores: cerca 70 a 75% em crianças e 30 a 40% em adultos.
A vacinação, reforça a OMS, permanece como uma das medidas de saúde pública mais efetivas, em especial para os grupos com maior risco de complicações, como idosos, gestantes e pessoas com condições crônicas.
Vacinação no Brasil
A Estratégia de Vacinação contra a Influenza na Região Norte começou em 3 de novembro e segue até 28 de fevereiro de 2026. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, formado por 6,9 milhões de pessoas de grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos, indígenas, trabalhadores da saúde, entre outros. A vacina utilizada é a trivalente, com formulação para o Hemisfério Norte.
A vacina, com formulação para o Hemisfério Sul, está disponível no restante do país, no calendário de rotina de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. A data de início da Estratégia para o Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul 2026 ainda não foi divulgada, mas em cenários epidemiológicos normais costuma acontecer em abril.
Notícia relacionada: Ministério da Saúde intensifica vigilância de casos de gripe e reforça importância da vacinação
Fonte:
Publicado: Thursday, 01 de January de 1970