CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO; ENFERMAGEM
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AGUILAR, Luis Enrique. Pressupostos e implicações da qualificação na área da saúde: lendo a implementação e avaliação do PROFAE. Formação, Brasília, n. 3, p. 49-56, set. 2001.
Um processo de avaliação de políticas públicas, como vem sendo trabalhado pelo PROFAE, desdobra-se em inúmeras etapas, todas com alto nível de interface, e tem, na relação harmônica entre a formulação dessas políticas, principalmente das voltadas para a qualificação, o acompanhamento de sua implementação e a avaliação de seus resultados, um dos componentes básicos de seu sucesso. Nesse artigo, o autor se insere nesse universo, buscando analisar os passos seguidos pelas políticas de qualificação na área de Saúde. Estabelecendo, em determinado momento, um paralelo entre os eixos estratégicos da Política Nacional de Educação Profissional (PNEP) e da implementação do PROFAE, o autor destaca o avanço na implementação do projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem citando a transferência de planejamento e a co-participação incentivadas como eixos desta estrutura montada para atuar em nível nacional.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
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COSTA, Ediná Alves; SOUTO, Ana Cristina. Formação de recursos humanos para a vigilância sanitária. Divulgação em Saúde para Debate, Rio de Janeiro, n. 25, p. 91-107, nov. 2001.