“Obesidade: uma pandemia contínua” – 29/5: Dia Mundial da Saúde Digestiva


A World Gastroenterology Organisation (WGO) celebra anualmente o Dia Mundial da Saúde Digestiva desde 2005, quando deu início a uma campanha mundial de saúde pública, por meio de 117 sociedades membros, centros de treinamento, associações afiliadas regionais e outros parceiros globais.

A cada ano, a celebração se concentra em uma doença ou distúrbio digestivo específico, a fim de aumentar a conscientização do público em geral sobre sua prevenção, prevalência, diagnóstico, gerenciamento e tratamento.

O tema de 2021: “Obesidade: uma pandemia contínua” foi definido pela WGO em parceria com a International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO).

2020 será lembrado como o ano da pandemia e o seu impacto no mundo. Com o desenvolvimento de vacinas, tratamentos específicos e medidas epidemiológicas, provavelmente será encontrada uma solução para controlar o COVID 19.

Ao mesmo tempo, a pandemia contínua de obesidade afeta a população mundial com efeitos igualmente devastadores. Seu impacto no desenvolvimento de comorbidades e, subsequentemente, seu efeito na expectativa de vida, é tão devastador quanto qualquer pandemia infecciosa. Porém, infecções têm um efeito relativamente rápido, enquanto os efeitos da obesidade na expectativa de vida são mais insidiosos, mais devastadores, mas menos agudos.

O que torna a obesidade ainda mais impactante como uma pandemia é o conhecimento de que ela pode ser potencialmente evitável. A campanha deste ano visa traduzir a pesquisa em prática clínica e facilitar a comunicação entre médicos, profissionais de saúde, gestores, governos e o público, para garantir que os pacientes recebam conselhos dietéticos e de estilo de vida adequados, bem como acesso ao tratamento apropriado, de acordo com sua condição e circunstâncias.

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 a 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos à saúde decorrentes do excesso de gordura.

Calculadora do Índice de Massa Corporal – IMC

O cálculo mostra se o seu peso está saudável e é feito de um modo diferente na fase adulta e na infância. Portanto, indique se você quer saber o resultado de um adulto ou de uma criança.

Calcule seu Índice de Massa Corporal – IMC

As doenças do sistema digestivo, geralmente, estão relacionadas a alguns hábitos adquiridos ao longo da vida. Alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, estresse, entre vários outros problemas, são responsáveis por muitos transtornos.

O diagnóstico precoce é a melhor forma para curar e evitar complicações de qualquer doença. Ao sentir qualquer sintoma, o recomendado é procurar um médico e evitar a automedicação. Irritações frequentes no estômago, dores de barriga, alterações significativas nas fezes, diarreia e, até mesmo, o mau hálito ou alterações na boca sem motivo aparente, merecem atenção.


Fontes:

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso)

Centro Universitário Luterano de Palmas

Núcleo de Telessaúde de São Paulo

World Gastroenterology Organisation (WGO)