EDUCAÇÃO MÉDICA


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OLIVEIRA, Ana Maria de. Bioética e as diretrizes curriculares nacionais do curso de medicina. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 10, supl. 2, p. s303-s309, dez. 2010. Disponível em Scielo

O artigo apresenta uma análise dos aspectos bioéticos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de medicina, documento aprovado em 2001 pelos Ministérios da Educação e da Saúde e que propõe diretrizes para a formação do profissional médico. O campo da Bioética permeia todas as diretivas das DCN do curso de Medicina. Isso credita à disciplina um status de eixo integrador no processo de formação de médicos. Considerando as observações que reforçam a tese de que a sociedade é que conforma a educação, esse novo paradigma contribui para efetivação do sistema de saúde brasileiro, o Sistema Único de Saúde, com todos os nuances e hibridizações de modelos de atenção. A Bioética está legitimada nas DCN. Resta ao aparelho formador garantir que ela se consolide na academia, enquanto ciência propositiva imprescindível para se alcançar a necessária prudência ao conhecimento biológico, associando aos valores humanos a ética da vida.