Quem gosta de carnaval não pode se esquecer de cuidados básicos com a saúde. Mantenha uma alimentação leve, use roupas frescas, protetor solar, beba água frequente e vá a um posto de saúde atualizar a carteira de vacinação.
Antes de enfrentar a maratona de desfiles e blocos ou colocar o pé na estrada, confira alguns cuidados para curtir o carnaval.
1 – Hidratação:
Estamos no verão e, por isso, é preciso ter atenção especial com a hidratação. Para minimizar os efeitos do calor e manter o corpo hidratado, beba muita água, sucos naturais, água de coco e refrescos com frutas frescas como: melancia, melão, tangerinas, laranjas e abacaxi. Atenção: bebida alcoólica não hidrata. Ao contrário, o álcool tem função diurética, ou seja, estimula o organismo a eliminar água através da urina, podendo causar desidratação.
2 – Proteção solar:
Os desfiles de escolas de samba acontecem à noite, mas os blocos, em sua maioria, desfilam durante o dia, sob o sol escaldante do verão. Não deixe de usar protetor solar no rosto e no corpo. Vale, também, usar chapéus e óculos escuros. Além disso, prefira roupas leves e confortáveis.
3 – Alimentação:
Evite alimentos gordurosos e apimentados, prefira aqueles leves, à base de saladas de folhas e legumes, macarrão e carnes magras ou ovos, que fornecem energia para pular muito! Como nessa época o risco de infecções intestinais causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados aumenta, muita atenção com o que for comer na rua. Observe se os alimentos estão acondicionados em lugares próprios e com a higiene necessária.
4 – Doenças:
Contatos íntimos como por meio do beijo são uma porta de entrada para vírus e bactérias. Por isso, tenha cuidado, com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes. E não esqueça a camisinha! Além da Aids, o uso do preservativo previne a contaminação por outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis e hepatites virais (B e C).
5 – Dengue, zika e chikungunya:
Antes de viajar, identifique os locais onde a água pode ficar parada em sua casa. Calhas, declives no terreno e ralos que possam estar entupidos devem ser vistoriados e limpos. O mesmo vale para a caixa d’água e para os recipientes que possam acumular água, como garrafas, potes, latas, pneus, que devem ficar sempre protegidos da chuva.
6 – Vacinação:
Manter as vacinas em dia é sempre importante para garantir a sua saúde e a de quem você ama. Procure um posto de saúde e atualize seu cartão de vacinação.
7 – Doação de sangue:
Com a queda nas doações nos períodos de feriado prolongado, os hemocentros do país promovem campanhas para que as pessoas continuem doando, a fim de manter os estoques. Em São Paulo, por exemplo, o Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) lançou a ação “Faça o estoque do Banco de Sangue brilhar antes e depois da folia. Doe sangue! ” Para mais informações, procure o Hemocentro ou unidade de saúde de sua cidade!
Fontes:
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro