Acervo


As estantes não são abertas aos usuários, sendo necessário que os profissionais da biblioteca peguem o material solicitado.  O acervo da Biblioteca MS é composto por livros e folhetos, periódicos de caráter técnico-científico, obras de referência (Dicionários, enciclopédias, atlas, manuais, guias, anuários, etc), materiais especiais (cartazes, fôlderes, filipetas, impressos avulsos, dentre outros) e materiais audiovisuais (CD-ROM, disquete, DVD, CD e fitas VHS). Além disso, aqui no site podem ser encontrados artigos e livros digitais disponíveis em texto completo.

Nosso acervo é dividido em dois grupos: Memória Técnica e Acervo Geral. A Memória Técnica abarca a produção do Ministério da Saúde e instituições vinculadas, sendo resultado do papel legal que a Biblioteca tem de ser depositária desses materiais (Portaria GM nº 586/1979). Eles só podem ser consultados localmente. Já o Acervo Geral é composto por obras que podem ser emprestadas aos usuários cadastrados.

 

Bases de dados

Para auxiliar estudantes, profissionais de saúde e interessados na pesquisa científica, a Biblioteca MS tem acesso a bases de dados, por meio do Portal de Periódicos da Capes, que oferecem amplo escopo para a busca e recuperação de informação técnico-científica. Os usuários podem usufruir desses recursos mediante o serviço de comutação bibliográfica da biblioteca.