Alemanha e OMS inauguram central de inteligência para controle de doenças


Com o objetivo de preparar e proteger o mundo contra novas ameaças à saúde global, o governo alemão e a Organização Mundial da Saúde inauguraram, em Berlim, um centro de inteligência para prevenir e controlar pandemias e endemias.

Segundo Tedros (Tedros Ghebreyesus, diretor da OMS), o mundo precisa ser capaz de detectar novas doenças com potencial pandêmico e acompanhar as medidas de controle em tempo real para criar uma gestão eficaz do risco de pandemia e epidemia. Para ele, o centro será a chave para esse esforço, utilizando inovações em ciência de dados para monitorar e reduzir o tempo de resposta na saúde pública, criando sistemas para compartilhar e expandir o conhecimento global nesta área.

“A preparação para uma pandemia e epidemia deve ocorrer antes do início de um surto”, disse Tedros. “Geração e análise de dados, e a capacidade de detectar e avaliar melhor os riscos de eventos de doenças em seus estágios iniciais antes que eles amplifiquem e causem morte e perturbação social, é o foco do Centro da OMS”, conclui o chefe da OMS.


Fonte
:

ONU News