ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE


ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA; INOVAÇÃO; SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE; MATO GROSSO DO SUL

004
RANZI, D. V. M. et al. Territórios Integrados de Atenção à Saúde: potencialidades de inovações para a Qualificação da Atenção Primária à Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, n. 11, p. e04432024, 2024. Disponível em Scielo

O objetivo desse artigo foi analisar resultados oriundos da implementação do projeto Territórios Integrados de Atenção à Saúde (TEIAS) em uma capital brasileira. Estudo quantitativo, com base em dados secundários provenientes dos bancos de dados e-Gestor AB, e-SUS, Prontuário Eletrônico do Cidadão, Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica e de relatórios gerenciais do projeto TEIAS, referentes ao período de 2020 a agosto de 2023. Os resultados sugerem a potência das estratégias de inovação, para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio da formação profissional alinhada às características e demandas dos territórios, do aumento da cobertura da APS, do incremento da oferta e da resolutividade, e da avaliação dos usuários dos serviços. Concluiu-se que as inovações contribuíram para a ampliação e qualificação do acesso à APS, sendo os avanços mais evidentes relativos ao processo formativo dos profissionais em nível de residência (radicalmente orientado para os atributos da APS) e a incorporação de novas práticas até então não realizadas pela APS no território em questão.

 

PESQUISA SOBRE SERVIÇOS DE SAÚDE; GESTÃO EM SAÚDE

005
BORIN, E. R. et al. Avaliação dos atributos essenciais na Estratégia Saúde da Família: perspectiva dos usuários e usuárias. Cogitare Enfermagem, v. 29, p. e91791, 2024. Disponível em Scielo

Objetivo: avaliar a presença e a extensão dos atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos usuários da Estratégia Saúde da Família. Método: estudo transversal, quantitativo, com 256 usuários de 26 unidades de saúde da família de Santa Catarina, Brasil, realizado entre junho e dezembro de 2021. Utilizou-se questionário de caracterização e Instrumento de Avaliação da Atenção Primária. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: os usuários avaliaram que as unidades apresentaram índice abaixo do ideal da presença e extensão dos atributos essenciais. Contudo, usuários com algum problema de saúde avaliaram de forma positiva o escore essencial (p=0,001), atributo longitudinalidade (p=0,024) e atributo integralidade (p=0,001). Conclusão: avaliar a presença e extensão dos atributos de forma periódica permite orientar estratégias de fortalecimento e contribui para melhoria contínua da Atenção Primária, com base em indicadores para a gestão em saúde qualificada, sendo diferencial considerar o olhar dos usuários

 

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA; ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE; VULNERABILIDADE EM SAÚDE

006
PEREIRA, A. G. et al. Atenção à Saúde para quem (con) vive nas sombras. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, n. 11, p. e04182024, 2024. Disponível em Scielo

Este estudo teve como objetivo analisar a implantação das equipes de Consultório na Rua, cofinanciadas pelo Ministério da Saúde, em território nacional, no período de 2018 a 2023, com foco na perspectiva da equidade e na abrangência dos cuidados em saúde prestados à população em situação de rua no Brasil. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem quantitativa, com técnicas de distribuição espacial, baseado em dados secundários de equipes de Consultório na Rua implantadas. A análise dos dados sobre a implantação das eCnaR apresentou evoluções importantes em direção à democratização do acesso aos serviços de saúde. Durante o período de 2018 a julho de 2023, registrou-se um incremento de 21,73% no número de equipes cofinanciadas pelo Ministério da Saúde.

 

QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE; UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE; PROGRAMA MAIS MÉDICOS; AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS

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SALES, M. J. T. et al. Programa Mais Médicos: caracterização da qualidade da atenção básica considerando o tipo de provimento médico. Cadernos de Saúde Pública, v. 40, n. 10, p. e00115623, 2024. Disponível em Scielo

O objetivo deste estudo foi caracterizar a qualidade da atenção básica com base nas respostas de profissionais e usuários, focando no tipo de médico – inserido ou não no Programa Mais Médicos (PMM). Realizou-se um estudo transversal aplicando o Questionário de Fortalecimento da Atenção Básica a 149 médicos e 795 usuários em unidades básicas de saúde de Pernambuco, Brasil, de fevereiro a novembro de 2018. Neste estudo, foi utilizado o conceito de provimento do PMM no qual foi previsto a destinação do profissional médico para área de vulnerabilidade social. Os médicos foram divididos em três subgrupos: brasileiros não PMM, brasileiros PMM e cubanos PMM. Foram gerados escores médios a partir da perspectiva dos profissionais e dos usuários por meio de análise bivariada e multivariada dos subgrupos dos médicos com variáveis sociodemográficas, educacionais e atributos da atenção primária, considerando-se o nível de significância de 5%. Médicos cubanos do PMM apresentaram os maiores escores médios, especialmente no atributo orientação familiar e comunitária (7,19), seguido pelo subgrupo dos brasileiros do programa (4,74). A análise multivariada mostrou significância para médicos cubanos, sexo feminino e profissionais com residência médica. Entre os usuários, observou-se maior associação com a qualidade da atenção básica no subgrupo dos médicos cubanos, com exceção da longitudinalidade. Os resultados indicam a efetividade dos médicos cubanos do PMM na atenção básica, ressaltando a necessidade de focar na centralidade do usuário. Os achados reforçam a importância de utilizar instrumentos de avaliação precisos e abrangentes na gestão da saúde pública.

 

TERAPIAS COMPLEMENTARES; SATISFAÇÃO DO PACIENTE

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BRETZ, Y. P. M. et al. Satisfação dos usuários atendidos na Atenção Básica em Saúde e a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Cadernos Saúde Coletiva, v. 32, n. 2, p. e32020018, 2024. Disponível em Scielo

Introdução: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde ampliam o cuidado em saúde. Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários atendidos na Atenção Básica e a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Sistema Único de Saúde. Método: Foram utilizadas questões do 3° ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica do qual participaram 140.121 usuários de 36.808 equipes de saúde. A variável desfecho foi mensurada por meio da questão “Na sua opinião, o cuidado que o (a) senhor (a) recebe da equipe de saúde é:”. Resultados: Apresentaram menor chance de satisfação os usuários que moravam mais distantes das Unidades de Saúde; cujo horário de funcionamento não atendia suas necessidades ou atendiam às vezes; com os profissionais que quase nunca/nunca perguntavam sobre outras questões da sua vida; que se sentiam algumas vezes ou não se sentiam respeitados pelos profissionais; que acreditavam que a forma como foram acolhidos foi regular, ruim ou muito ruim; em locais cujas equipes não participaram de ações de educação permanente e que não ofereciam Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Conclusão: o oferecimento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foi um fator que contribuiu favoravelmente para a satisfação dos usuários atendidos na atenção básica.