AUTOMEDICAÇÃO


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SOUZA, João Fábio R. de; MARINHO, Carmem L. C.; GUILAM, Maria Cristina R. Consumo de medicamentos e internet: análise crítica de uma comunidade virtual. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 54, n. 3, p. 225-231, maio/jun. 2008. Disponível em Scielo

OBJETIVO: Discute-se a promoção do uso de medicamentos na mídia a partir da análise dos diálogos de uma comunidade virtual, cujos participantes utilizam a substância benzidamina em altas dosagens, em busca de seus efeitos adversos. MÉTODOS: Privilegiou-se uma abordagem qualitativa em que, através da técnica de análise de conteúdo, os comentários de um grupo reunido em um Serviço de Rede Social (SRS), disponível na rede mundial de computadores (internet), foram analisados. Dados de 385 participantes foram reunidos e utilizados para a identificação do perfil dos indivíduos. RESULTADOS: O perfil encontrado foi de jovens entre 18 e 20 anos, predominantemente do sexo masculino e com escolaridade média. Verificou-se a partir da análise dos comentários, uma tendência ao consumo de 16 a 20 drágeas do medicamento, acompanhadas ou não de álcool, com o predomínio dos seguintes efeitos: alucinações visuais, insônia e distúrbios gastrointestinais. Pôde-se identificar nos diálogos, duas correntes: uma, que incentiva seu uso não-terapêutico e outra, que o desaconselha. CONCLUSÃO: Uma comunidade virtual organizada em torno da discussão de uso não-terapêutico de um medicamento pode contribuir para a sua promoção, principalmente em jovens. Tal fato reforça a necessidade de maiores campanhas de alerta sobre a automedicação e o cumprimento das leis sanitárias pelas farmácias e drogarias.