Com o objetivo de identificar e avaliar a realidade das bibliotecas da Região Sul, que compõem a Rede BiblioSUS, e visando a busca de soluções conjuntas e articuladas para superar dificuldades, foi realizada a 2ª Reunião do Comitê Nacional da Rede de Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS) Brasil, nesta quarta-feira, 10, no auditório da ESP/RS. A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde – Brasil (Rede BiblioSUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem por finalidadeampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública, disseminadas por meio do modelo Biblioteca Virtual em Saúde e da distribuição da produção editorial do MS.
“Neste ano decidimos adotar a estratégia de fortalecer a Rede BibioSUS visando a ampliar o olhar para as especificidades, demandas e necessidades de cada região do país”, explicou ShirleiRodrigues Gonçalves, coordenadora de Disseminação da Informação do Ministério da Saúde. Ela destaca que a partir desta ação será possível identificar necessidades e desenvolver ações regionais que superem dificuldades a partir da busca de soluções articuladas e do compartilhamento de informações. “Para atuarmos em rede, precisamos estreitar laços com nossos pares e construir coletivamente ações de melhoria, contemplando um trabalho mais integrado e consistente. Essa é a essência do trabalho em rede”.
Em setembro deste ano, aESP/RS foi indicada como a representante da Região Sul na Redede Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde – Brasil(RedeBiblioSUS). O convite e a indicação foram anunciados pela coordenadora, durante o Seminário 52 anos ESP.
A diretora da ESP, Waleska Antunes da Porciúncula Pereira, destacou a importância dofortalecimento da redeBiblioSUS, visando à difusão e o acesso às informações em saúde. “O trabalho em rede é fundamental para que possamos efetivamente desenvolver ações de formação, educação permanente, pesquisa, extensão e produção de conhecimentos, que contribuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.”
As metas de fortalecimento da Rede BiblioSUS incluem a promoção e democratização do acesso equitativo às informações em saúde, por meio da atuação cooperativa entre as instituições, promovendo a participação do controle social do SUS. Também inclui o incentivo à educação continuada de profissionais para a gestão da informação.
A reunião contou com a participação de representantes do Comitê Nacional e de instituições da Rede BiblioSUS, Rede de Bibliotecas da Secretaria Estadual da Saúde, Núcleos Regionais de Educação em Saúde Coletiva (NURESC), Núcleos de Informação e Documentação em Saúde (NIDS), Núcleos Municipais de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) e profissionais de áreas afins que tenham interesse no tema.
Fonte: Escola de saúde pública RS