Brasil finaliza o mais completo estudo sobre Diabetes tipo 1 no país


A professora Marilia de Brito Gomes, médica e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), se prepara para se afastar da vida acadêmica, deixando o legado do único estudo do Brasil, e mundialmente o mais completo, sobre o Diabetes tipo 1 no país.

Realizada com a colaboração de quase duas dezenas de instituições, entre universidades, hospitais, associações e centros de pesquisa, a investigação avaliou 1.760 pacientes de diversos perfis socioeconômicos em todas as regiões. O estudo resultou na publicação de diversos artigos, que fizeram com que o Diabetes tipo 1 ganhasse visibilidade em todo o Brasil e no exterior.

Segundo a endocrinologista, pela primeira vez a comunidade científica internacional teve conhecimento da Diabetes do tipo 1 no Brasil, como a doença se comporta, qual o perfil dos pacientes, como é e quais as dificuldades de tratamento. “O Brasil tem uma população muito miscigenada e a comunidade científica internacional não tem conhecimento nem vivência nesse aspecto”, explica Marilia.

Outro ponto importante da pesquisa apresentado internacionalmente foram os dados socioeconômicos dos pacientes analisados, que, muitas vezes, justificam as dificuldades enfrentadas por eles no sistema púbico de saúde.


Fonte:

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)