No dia 18 de novembro de 2010, Luciana Dias de Lima, Pesquisadora Adjunta do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz, apresentou para os dirigentes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia/SESAB, resultados da Pesquisa - Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartites (CIBs): As CIBs e os Modelos de Indução da Regionalização no SUS, com a exposição: CONTEXTO E CONDICIONANTES DOS PROCESSOS DE REGIONALIZAÇÃO EM SAÚDE NOS ESTADOS BRASILEIROS.
No dia 08/11/2010, a Videoconferência com o tema – Apresentação e discussão da pesquisa - Avaliação Nacional das CIBs – Os modelos de indução da regionalização no SUS discutiu a importância da CIB no fortalecimento da Regionalização solidária e cooperativa no estado de Goiás, e a relevância dos Colegiados de Gestão Regional, como espaço permanente de pactuação, co-gestão e de decisão.
Aconteceu em Brasília, nos dias 3 e 4 de agosto, a oficina “Resultados da pesquisa de Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartites: as CIBs e os modelos de indução da regionalização no SUS”, promovida pelo Departamento de Apoio a Gestão Descentralizada – DAGD, da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde.
O evento teve como objetivo a apropriação dos resultados da pesquisa pela equipe técnica do DAGD, visando qualificar e fortalecer o processo de cooperação que o Departamento desenvolve junto à gestão descentralizada do SUS.
Foram discutidos os processos de regionalização em curso nos estados, identificando seus condicionantes institucionais e políticos, impactos e inovações introduzidas nos sistemas de saúde, bem como a dinâmica de funcionamento das CIBs e suas inter-relações com os processos de regionalização.
Foram realizadas duas agendas estaduais para apresentação dos resultados da pesquisa “Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartites”. O tema foi pauta da 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Bipartite do Estado do Mato Grosso, do dia 02 de setembro de 2010, e no Estado de São Paulo, a apresentação dos pontos de destaque em relação ao funcionamento da CIB e processo de Regionalização tendo por referencial a pesquisa, foi feita para representantes de Secretaria Estadual de Saúde - SES e do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde - COSEMS, no dia 19/08/2010.
O Colegiado Ampliado DAGD esteve reunido em Brasília, nos dias 03 e 04/08, para uma oficina de trabalho que teve como pauta a apresentação dos resultados da pesquisa de “Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartite: as CIB e os modelos de indução da regionalização no SUS”. Esta oficina visa aprofundar o debate sobre os resultados da pesquisa junto aos apoiadores de estados lotados no DAGD/SE/MS.
Nos dias 1º e 2 de julho de 2010 a responsável do DAGD/SE/MS pelo apoio técnico ao estado do Rio Grande do Norte, Denise Maria da Fonseca, esteve reunida com o Secretário de Saúde e com a equipe envolvida na regionalização do SUS no estado para expor e discutir os resultados da pesquisa: “Avaliação Nacional das Comissões Intergestores Bipartite: as CIBs e os modelos de indução da regionalização no SUS”.
A Secretaria Executiva da CIB/RN considerou de suma importância para o processo de regionalização a atuação efetiva dos Colegiados de Gestão Regional como fórum de negociação e pactuação entre gestores municipais de saúde e técnicos do segmento estadual.
A capacitação de gestores municipais de saúde, a realização de oficinas e seminários de regionalização, a articulação política junto a prefeitos no sentido de estimular a efetiva participação dos gestores de saúde de seus respectivos municípios, são algumas das ações de sensibilização e mobilização desenvolvidas no Estado, com o objetivo de fortalecer os CGRs.