Conselho Nacional de Saúde divulga nota pública defendendo medidas preventivas contra a Covid-19 em razão do elevado aumento de casos


 

Tendo em vista o aumento de casos de Covid-19 em todo Brasil, o Conselho Nacional de Saúde – CNS, por meio de sua Câmara Técnica de Acompanhamento da Covid-19 – CTAC, divulga Nota Pública chamando atenção para a necessidade de manutenção de medidas preventivas para minimizar os impactos da doença na saúde da população.

O país enfrenta um aumento do número de casos ocupando a segunda colocação entre os países com o maior número de óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas, e o quinto lugar em número de casos. Somente no último dia 7 de dezembro, 168 pessoas morreram em decorrência da doença e outras 45.682 testaram positivo.

“É urgente a necessidade de comprar vacinas, agilizar a vacinação de crianças a partir dos 6 meses, bem como criar a rede de cuidados às vítimas da Covid-19 e seus familiares, como prevê a Recomendação 013/22 do CNS. Todas essas ações são de responsabilidade do atual governo”, ressaltou Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde e integrante da CTAC/CNS.

A CTAC/CNS ainda aponta que a situação exige esforços da população para redução da transmissão da doença, tais como a retomada do uso de máscaras adequadas. A nota ainda recomenda a viabilização imediata da vacinação de crianças a partir dos 6 meses por parte do Ministério da Saúde e a retomada do Centro de Operações de Emergências (COE) para a Covid-19, entre outros procedimentos.

Confira a Nota Pública: O aumento de casos de Covid-19 aponta para a manutenção de medidas preventivas

 

Fonte:

Conselho Nacional de Saúde