Conselho Nacional de Saúde publicou resolução com prioridades para o SUS a partir das deliberações da 17ª Conferência Nacional de Saúde


 

Conselheiras e conselheiros nacionais de Saúde deliberaram por unanimidade pela aprovação da Resolução 715, que dispõe sobre as orientações estratégicas para o Plano Plurianual (PPA) e para o Plano Nacional de Saúde (PNS) provenientes da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Políticas de âmbito geral são destacadas no documento como elementos centrais para o planejamento, para garantia de financiamento adequado nos instrumentos de gestão: Atenção Básica, Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Saúde Mental, carreira única interfederativa, Saúde Digital, educação permanente e popular em saúde, ciência e tecnologia, assistência farmacêutica, ampliação da imunização e o legado da pandemia são pontos que compõem a resolução.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, também destacou o trabalho conjunto para construção desse documento. “A Resolução foi elaborada na Cofin, com todas as representações que a compõem presentes na sua avaliação. Aquilo que foi construído por mais de 2 milhões de participantes de Conferências nos territórios se transformou nesta resolução. ”

Documento compila diretrizes da Conferência para subsidiar os planos de gestão do Governo Federal e garantir implementação do anseio popular no SUS. Confira a resolução na íntegra

 

Fonte:

Conselho Nacional de Saúde