“Construindo um mundo mais justo e saudável”: 07/4 – Dia Mundial da Saúde


O Dia Mundial da Saúde é celebrado desde 1950 com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948.

Neste 7 de abril de 2021, a OMS convida a participar de uma nova campanha para construir um mundo mais justo e saudável.

Nosso mundo é desigual. Em todo o planeta, alguns grupos não só têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, mas também lutam para sobreviver com pouca renda diária, têm pior acesso a condições seguras de moradia e educação de qualidade, menos oportunidades de emprego que paguem um salário mínimo, pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos e serviços de saúde e enfrentam insegurança alimentar. Os grupos que mais sofrem com essas desvantagens costumam ser aqueles que sofrem, também, discriminação de gênero e étnica. Essas condições podem levar a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis ​​e morte prematura.

Isso não é apenas injusto: é evitável!

Na campanha do Dia Mundial da Saúde 2021, os líderes mundiais são convocados a garantir que a equidade na saúde seja a peça central para a recuperação global pós pandemia COVID-19, resultando em um mundo onde todos tenham condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde, onde os sistemas de informação em saúde sejam capazes de identificar populações em situação de vulnerabilidade, onde a sociedade civil e os indivíduos sejam parceiros na busca por soluções.

A COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais severo nas comunidades que já enfrentavam vulnerabilidades significativas, estando mais expostas à doença, com menos acesso a serviços de saúde de qualidade e maior probabilidade de sofrer consequências adversas devido às medidas implementadas para conter a pandemia.

É imprescindível que os governos monitorem as iniquidades em saúde e garantam que todos tenham acesso a serviços de qualidade quando e onde precisarem.

A OMS promoverá um Painel Virtual do Dia Mundial da Saúde, com a temática: Construindo um mundo mais justo, equitativo e saudável após COVID-19 na região das Américas, em 7 de abril de 2021, de 9h-10h AM EST

O evento será disponibilizado nas plataformas Zoom, YouTube, Facebook e Twitter com tradução simultânea em inglês, espanhol, português, língua de sinais e closed caption. Cadastre-se aqui!

Fonte:

Organização Mundial da Saúde