“Criar esperança através da ação”: 10/9 – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio


 

A campanha do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi criada em 2003 pela International Association for Suicide Prevention (IASP)  em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), representando um compromisso global de chamar a atenção para o problema, reduzir o estigma e sensibilizar as organizações, os governos e o público, transmitindo uma mensagem singular de que os suicídios são evitáveis.

“Criar esperança através da ação” é o tema do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio no triênio 2021-2023 e reflete a necessidade de ação coletiva para resolver este problema urgente de saúde pública. Todos – familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, responsáveis políticos e governos – podem adotar medidas que previnam o suicídio na Região das Américas.

Por meio do fortalecimento das capacidades dos prestadores de cuidados de saúde e de outros intervenientes relevantes, de mensagens positivas e informativas dirigidas à população em geral e aos grupos de risco, como os jovens, e da facilitação de uma discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho, etc., é possível prevenir o suicídio.

Aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio também devem ser incentivados a compartilhar suas histórias e a procurar ajuda profissional.

Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Porém, há muitos episódios subnotificados e esse número pode chegar a mais de 1 milhão de casos. Todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama – ou guerras e homicídios.

A mensagem da Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para 2023 é:

“Ao incentivar a compreensão, a aproximação e a partilha de experiências, queremos dar às pessoas a confiança necessária para agirem. Prevenir o suicídio exige que nos tornemos um farol de luz para aqueles que sofrem. Você pode ser a luz.”

 

No Brasil, a estimativa é de ocorram 14 mil casos por ano, o que significa, em média, trinta e oito suicídios por dia. Entre 2010 e 2019, o país registrou em torno de 112.230 mil mortes por suicídio.

No País, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realizam a campanha “Setembro Amarelo”, desde 2014. Com o tema “Se precisar, peça ajuda! ”durante todo o mês a iniciativa pretende chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.

 

Fontes:

Associação Brasileira de Psiquiatria
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO)
Fundação Oswaldo Cruz: IdeiaSUS
International Association for Suicide Prevention (IASP)
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)