“Curando Corações e Comunidades” : 08/10 – Dia Mundial de Cuidados Paliativos


 

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma data de ação unificada para comemorar e apoiar os Cuidados Paliativos em todo o mundo. A celebração ocorre anualmente no segundo sábado de outubro, portanto, dia 8 nesse ano.

Todos os anos a The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental dedicada ao desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices no mundo, elege um tema para a campanha. Para 2022, foi escolhido: “Curando Corações e Comunidades”.

A escolha se deve aos eventos ocorridos nos últimos dois anos, como a pandemia de COVID-19 e, recentemente, a invasão Russa da Ucrânia, quando muitas famílias perderam entes queridos e o luto foi experimentado globalmente.

De acordo com a WHPCA, 76% dos que precisam de cuidados paliativos estão em países em desenvolvimento; anualmente, 57 milhões de pessoas precisam desses cuidados e destes, 25 milhões estão no final da vida e, ainda, 18 milhões de pessoas por ano morrem em dor e angústia desnecessárias, sem acesso a esse tipo de atendimento.

O termo “Cuidados Paliativos” deriva da palavra ‘paliar’, que significa aliviar, atenuar, proteger.

Assim, cuidado paliativo é a assistência prestada a pacientes em fase avançada de doença progressiva e sem possibilidade de cura, na busca de aliviar a dor e o sofrimento, considerando, além dos sintomas físicos, aspectos psicológicos, sociais e espirituais.

Considera a vontade e os valores do paciente e de sua família, por meio de uma comunicação clara e constante. Procura não expor o paciente a procedimentos e intervenções que não tenham um objetivo claro de diminuir sintomas e aliviar sofrimento.

É importante ressaltar que esse cuidado não se restringe a assistência de fim de vida e limitações de suporte, mas sim, a uma abordagem mais ampla de controle de sintomas, apoio familiar e ao paciente, definindo um plano terapêutico individualizado com o objetivo de oferecer a melhor atenção, independentemente do estágio da doença em que se encontra.

Equipes de cuidados paliativos têm atuação inter profissional e são compostas por médicos paliativistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

 

Fontes:

Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP)
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA)