Curso sobre saúde mental de jovens segue com inscrições abertas


 

A pandemia de Covid-19 interrompeu, em agosto de 2020, os serviços de saúde mental e apoio escolar para adolescentes e jovens em 67% dos países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No mês de março, a Fiocruz Mato Grosso do Sul lançou, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens com o intuito de capacitar profissionais de educação, assistência social, saúde, segurança pública, cultura e esporte, entre outros setores que atuam diretamente com adolescentes e jovens. A iniciativa gratuita e on-line, que tem ainda como público-alvo a população em geral – como pais e professores -, já alcançou mais de 73 mil inscrições e emitiu 4.500 certificados.

Com o objetivo principal de oferecer informação de qualidade sobre questões de saúde mental e adolescência, criando e fortalecendo redes de escuta acolhedora nesses espaços, o curso é dividido em seis módulos que, somados, atingem a carga horária de 180 horas. A formação é embasada em três pilares: a transdisciplinaridade, com enfoque pluralista e de intercomunicação do conhecimento; a intersetorialidade, como importante instrumento de articulação entre sujeitos e setores diversos, saberes e experiências; e o fortalecimento do sistema de garantia de direitos, para possibilitar aos participantes atuação efetiva como agentes de transformação nos mais diversos serviços e, em especial, com equipes multidisciplinares.

Auto instrucional, o curso é disponibilizado para ser realizado sem o acompanhamento de um tutor. Assim, o participante pode acessar os materiais e conteúdos disponíveis de acordo com seu ritmo de aprendizado e sua disponibilidade de tempo. Além de abordar temáticas sensíveis a esse problema social e ao sofrimento mental de adolescentes e jovens, oferta conhecimento, reflexões e estratégias para que profissionais de diversos setores, como saúde, educação, segurança pública, dentre outros, possa compreender a complexidade e atuar frente às demandas.

Como o material foi pensado para ter aplicação imediata na rotina dos profissionais, cada módulo se baseia em um caso complexo semelhante às situações reais vivenciadas. Assim, espera-se qualificar trabalhadores e profissionais para que respondam de maneira efetiva e prática ao aumento das questões abordadas.

O curso é ofertado na plataforma da UNA-SUS até dezembro de 2023 e não há limite de vagas.

 

Fonte:

João Pedro Sabadini – Agência Fiocruz de Notícias