Audiovisual inovador em parceria com a USP ajuda a informar e educar o público em geral sobre o Toxoplasma gondii, os desafios e a importância do diagnóstico precoce e contou com a participação de profissionais da área de saúde.
Em uma colaboração pioneira entre a Universidade de São Paulo (USP), o Moredun Research Institute (MRI), da Escócia, e talentosos animadores, foi lançada uma nova abordagem para disseminar conhecimentos científicos. A animação, intitulada “Desvendando a Toxoplasmose“, na versão em português, ou “Tackling Toxoplasmosis”, na versão em inglês, auxilia no entendimento aprofundado da toxoplasmose, uma doença parasitária que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O vídeo é uma animação curta, divertida e envolvente que descreve o ciclo de vida, as vias de transmissão e as opções de controle do minúsculo parasito de enorme importância veterinária e de saúde pública, descrito como o mais bem-sucedido do mundo.
O vídeo percorre as etapas do ciclo de vida do parasito Toxoplasma gondii, explica como ele é transmitido aos humanos e quais os possíveis sintomas da infecção. O ciclo de vida e as rotas de transmissão podem ser bastante complicados, mas a animação facilita o acompanhamento e mostra todos os pontos-chave.
Um dos destaques do audiovisual é a clareza com que aborda as diferentes formas de transmissão e os fatores de risco associados à doença. Além disso, são apresentadas as medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar a contaminação e reduzir os riscos de disseminação da doença. A produção destaca a importância de boas práticas de higiene e cuidados com alimentos, bem como a necessidade de acompanhamento médico em casos de suspeita ou diagnóstico confirmado de toxoplasmose.
Sobre a doença
A toxoplasmose, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das mais importantes doenças transmitidas por alimentos em todo o mundo, pode levar a problemas reprodutivos, como abortamento. Em seres humanos, a doença pode causar também problemas oculares e neurológicos importantes ao feto. A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e pode ser transmitida a humanos por meio do contato com fezes de gatos infectados, ingestão de alimentos contaminados, como carne malcozida e água contaminada, ou, menos frequentemente, por transfusões de sangue e transmissão vertical, da mãe para o feto durante a gravidez. Embora a maioria dos casos seja assintomática ou apresente sintomas leves, indivíduos com sistema imunológico enfraquecido ou mulheres grávidas podem enfrentar complicações graves.
O parasito está disseminado e pode infectar todos os animais homeotérmicos, mas muitas pessoas nunca ouviram falar dele e não sabem como ele se espalha. Em algumas partes do mundo, como na América do Sul, cepas do parasito podem causar doenças graves, mesmo em pessoas saudáveis. Embora seja um parasito de ocorrência generalizada, existem maneiras de controlar e prevenir a infecção em pessoas e animais. A educação e a divulgação do conhecimento científico de maneira acessível são fundamentais e podem contribuir significativamente para a prevenção e o tratamento eficaz.
Confira a animação!
Versão em português Versão em inglês
Fonte: