Diversidade científica traz benefícios no enfrentamento de desafios globais


Diante dos inúmeros desafios que a Covid-19 trouxe para a população mundial, é necessário a adequação e adaptação em diversos setores, como economia, saúde e educação. Estudar e analisar os impactos causados pela pandemia são ações fundamentais para estabelecer o equilíbrio nos diversos campos.

O relatório, intitulado “Subject Diversity in Research Portfolios” (Diversidade de Assuntos em Portfólios de Pesquisa) e produzido pelos analistas do Institute for Scientific Information (ISI) da Clarivate, considera a diversidade de assuntos em um contexto de pesquisa e mostra tendências em portfólios de pesquisa nacionais e institucionais, com a análise de publicações de todos as nações do G7 e do BRICK, no período entre 1981 e 2018.

A conclusão da pesquisa é que a diversidade de temas oferece benefícios, principalmente, em resiliência e capacidade de resposta a desafios inesperados e examina a habilidade dessas nações de atender às necessidades de seus cidadãos em resposta a um grave desafio global imprevisto, como a pandemia de COVID-19.

Fonte:

Portal CAPES