Doenças Raras: Disponível a segunda série de videoaulas de Educomunicação em Doenças Raras


 

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), em parceria com a Secretaria de Atenção Especializada na Saúde (SAES), lançou, nessa segunda-feira (1º/08), a segunda série de videoaulas, que integra as Ações de Educomunicação em Doenças Raras. A iniciativa é gratuita, na modalidade EaD, disponível na plataforma UniverSUS Brasil, com carga horária de 10 horas/aula e as inscrições seguem até 15 de dezembro de 2022. A primeira série de videoaulas foi lançada, exatamente, há um ano, em agosto de 2021.

Clique aqui para se inscrever no curso e acessar as videoaulas 

São seis novas videoaulas, que abordam três temas: Odontologia, Farmacologia e Oftalmologia em doenças raras. A ação educacional visa auxiliar os profissionais de saúde que atuam nos diversos serviços de saúde de todos os níveis de atenção (primária, secundária e terciária), além de profissionais de outras áreas, como educadores, professores, juristas e outros profissionais que trabalham com o tema.

Os conteúdos abordam o manejo inicial do paciente com doença rara, desde a triagem e o encaminhamento do paciente ao especialista em genética médica, até a sua internação, o reconhecimento da definição do perfil da patologia, passando pela orientação familiar, de forma que os parentes sejam acolhidos e instruídos em cada etapa do processo.


Fonte
:

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)