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SILVA, Kênia Lara da et al. Educação em enfermagem e os desafios para a promoção de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 1, p. 86-91, 2009. Disponível em Scielo
Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa cujo objetivo foi analisar a abordagem da promoção da saúde na formação do enfermeiro. Os sujeitos foram docentes, estudantes e profissionais que recebem os estudantes nos cenários de aprendizagem de dois cursos de graduação em enfermagem de Minas Gerais/Brasil. Há indicativos da incorporação da promoção da saúde como referencial para a formação do enfermeiro favorecidas pela articulação ensino-serviço como importante estratégia neste processo. Entretanto, carecem de maior valorização como condição para sustentabilidade ao processo de mudança na formação do enfermeiro. Conclui-se pela necessidade de ações estratégicas para a modificação das práticas sanitárias e de ensino potencializando as “boas” práticas de promoção da saúde na superação dos desafios para as mudanças na formação do enfermeiro.