EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM


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WERMELINGER, Mônica; FRANÇA LIMA, Júlio César; VIEIRA, Monica. A formação do auxiliar e do técnico em enfermagem: a ‘era SUS’. Divulgação em Saúde para Debate, Rio de Janeiro, n. 56, p. 19-35, dez. 2016. Disponível em Cebes

RESUMO: O artigo tem como objetivo discutir as políticas de formação profissional durante a concepção, a implementação e a consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil, indutoras do atual perfil de formação profissional do contingente de mais de 1,8 milhão de trabalhadores da enfermagem, desvelado pela pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. Pretende-se aprofundar o debate sobre a privatização histórica e crescente da formação profissional de nível técnico e, por fim, mas não menos importante, falar um pouco desse indivíduo, o auxiliar ou técnico de enfermagem, sua formação e seus desejos e metas nesse campo. Auxiliares e técnicos de enfermagem no Brasil realizaram, majoritariamente, sua formação profissional no setor privado e em cursos noturnos. Os dados relativos à formação destes quase 1,4 milhão de profissionais mostram, ainda, que mais de um terço cursou ou está cursando graduação; desses, 11,5% já concluíram o nível superior, e a maior parte demonstra interesse em continuar os estudos na própria área. Os dados dão conta de que as políticas públicas não têm sido efetivas no sentido de desconcentrar o aparelho formador dessa força de trabalho fundamental para o sistema de saúde. Buscar-se-á, por fim, explicitar as características fundamentais da formação profissional do auxiliar e do técnico de enfermagem desveladas pela pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil: privatização, cursos noturnos e concentração em determinados estados; além de um perfil prospectivo e subjetivo desses profissionais: seus desejos e metas no campo formativo.