041
BELÉM, Jameson Moreira; ALVES, Maria Juscinaide Henrique; QUIRINO, Glauberto da Silva; MAIA, Evanira Rodrigues; LOPES, Maria do Socorro Vieira; MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa. Avaliação da aprendizagem no estágio supervisionado de enfermagem em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 849-867, set./dez. 2018. Disponível em Scielo
Neste ensaio teórico-reflexivo, desenvolvemos uma discussão a respeito da avaliação da aprendizagem no processo de formação da assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva no decorrer do estágio supervisionado. Dialogamos com autores da Saúde Coletiva e da avaliação da aprendizagem por competências, principalmente da medicina, que foram pioneiros nesse debate, empregando o modelo hierárquico-conceitual de avaliação de competências proposto por George Miller. Procuramos contribuir ao apresentar possibilidades de métodos, instrumentos e procedimentos de avaliação da aprendizagem em contextos somativos ou formativos, perspectivas e tendências da avaliação do processo de ensino-aprendizagem na área da Enfermagem. Constatamos que a avaliação por competências necessita ser mais discutida para estar alinhada às mudanças curriculares em curso e às demandas de formação de perfis profissionais em consonância com as necessidades e princípios do Sistema Único de Saúde.