EDUCAÇÃO EM SAÚDE


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SILVA, Ricardo Costa da; VIEIRA, Flaviana; SUZUKI, Karina; CAVALCANTE, Agueda Maria Ruiz Zimmer. Intervenções educativas na melhora da qualidade de vida de hipertensos: revisão integrativa. Texto & Contexto – Enfermagem [online], Florianópolis, v. 29, e20180399, 2020. Disponível em Scielo

Objetivo: avaliar a efetividade de intervenções educativas na melhora da qualidade de vida de pessoas com hipertensão arterial. Método: revisão integrativa da literatura que incluiu estudos que realizaram intervenções educacionais direcionadas ao público hipertenso com vistas à melhora da qualidade de vida. Busca realizada nas bases de dados: MEDLINE, LILACS, IBECS, CUMED, BDENF, SciELO e CINAHL, sem restrição de idioma, data e tamanho amostral. Para tal, cruzaram-se os descritores: “hipertensão”, “educação em saúde” e “qualidade de vida”. Foram resgatados 619 artigos e após o processo de seleção e análise, um total de 10 compuseram esta revisão. A extração e análise dos dados foram realizadas com auxílio de instrumentos validados e o resultado sumarizado. Resultados: a maioria dos estudos foi desenvolvida em caráter quase experimental, utilizando-se de instrumentos genéricos para mensuração da qualidade de vida com melhora significativa após a realização de intervenções educativas, sendo a tecnologia grupal a estratégia educacional mais utilizada. Apenas um estudo utilizou instrumento específico para avaliação em hipertensos. Conclusão: estes resultados podem direcionar as intervenções a serem implementadas por profissionais de saúde no manejo da hipertensão arterial. Futuras investigações são necessárias para identificar e verificar as intervenções mais eficazes aos pacientes hipertensos, considerando perfis heterogêneos e visando à melhora da qualidade de vida.