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SANTOS, Regiane Veloso; PENNA, Cláudia Maria de Mattos. A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido. Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v. 18, n. 4, p. 652-660, out./dez. 2009. Disponível em Scielo
Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde, do município de Belo Horizonte. Teve como objetivo, compreender a percepção das usuárias sobre a Linha do Cuidado à Gestante, à Puérpera e ao Recém-Nascido. Os sujeitos da pesquisa foram 12 usuárias assistidas nesse serviço e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Desse processo, emergiram quatro categorias temáticas. Uma dessas categorias originou este artigo e trata da educação em saúde como forma de cuidar. Representa um dos principais elementos para a promoção da saúde que contribui para a emancipação dos sujeitos e um espaço para troca de experiências e saberes, como demonstrado pelas mulheres que participaram deste estudo. Isso remete ao duplo papel exercido pelos profissionais de saúde que são também educadores por excelência.