RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; APRENDIZAGEM; TOMADA DE DECISÃO CLÍNICA; REVISÃO SISTEMÁTICA; TEOREMA DE BAYES; MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
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DE-SOUSA, Marcos Roberto; AGUIAR, Túlio Roberto Xavier de. Dedução, Indução e a Arte do Raciocínio Clínico na Educação Médica: Revisão Sistemática e Proposta Bayesiana. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Rio de Janeiro, [online], v. 119, n. 5, supl. 1, p. 27-34, 2022. Disponível em Scielo
Fundamento: O raciocínio clínico está no centro da prática médica e emaranhado em uma confusão conceitual. A teoria da dualidade da probabilidade permite analisar seus aspectos objetivos e subjetivos. Objetivos: Fazer revisão sistemática da literatura sobre o raciocínio clínico para tomada de decisão na educação médica e uma proposta chamada “Pensamento Conforme a Regra de Bayes” (PCRB). Métodos: A revisão sistemática foi realizada na base PubMed até a data de 27/02/2022, seguindo metodologia rigorosa, por pesquisador experiente em revisão sistemática. A proposta PCRB, apresentada na discussão, foi elaborada no trabalho de conclusão de graduação em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais. Usou-se a insuficiência cardíaca como exemplo. Resultados: De 3340 artigos encontrados, incluíram-se 154 artigos: 24 tratando da condição de incerteza; 87 tratando de conceitos vagos (discussão de casos, heurística, lista de vieses cognitivos, escolha com sabedoria) incluídos sob o termo ‘arte’; e 43 discutindo a ideia geral de raciocínio indutivo ou dedutivo. PCRB oferece regras de coerência e reprodutibilidade, inferência sob incerteza e regra de aprendizado, e pode, por meio da perspectiva subjetiva sobre a probabilidade, incorporar aqueles termos vagos classificados como ‘arte’, bem como argumentos e evidências. Conclusões: A revisão sistemática mostra que o raciocínio é fundado na incerteza, predominantemente probabilístico; além de mostrar algumas possibilidades de erro do pensamento hipotético-dedutivo. O PCRB é um pensamento probabilístico em duas etapas que pode ser ensinado. A regra de Bayes é uma ferramenta linguística, uma regra geral de raciocínio, de diagnóstico, de comunicação científica e de revisão do conhecimento médico conforme novas evidências.