Em 2022, OPAS comemora 120 anos de trabalho ativo na promoção da saúde e do bem-estar


 

Com um calendário de eventos definido para catalisar o diálogo sobre os urgentes desafios de saúde na região das Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) iniciou em 17/02/22 uma campanha para comemorar seus 120 anos de trabalho ativo na promoção da saúde e do bem-estar.

Fundada em 22 de dezembro de 1902, sob o princípio orientador de que a saúde não é um privilégio, mas um direito humano fundamental, a OPAS tem trabalhado incansavelmente para combater doenças, prolongar a vida e promover a saúde física e mental de todas as pessoas nas Américas, não deixando ninguém para trás.

A campanha do 120º Aniversário visa estimular esforços para defender estratégias pró-equidade para acesso e cobertura universal à saúde e promover a necessidade urgente de sistemas de saúde robustos, suficientemente prontos e com recursos para enfrentar os desafios de saúde atuais e futuros.

Um conjunto completo de eventos está planejado, começando com um diálogo virtual sobre “A interdependência entre saúde, proteção social e economia” em março de 2022.

Também serão realizadas discussões de alto nível sobre questões como equidade e gênero e expansão da capacidade de fabricação de medicamentos na região, destacando a colaboração de longa data entre a OPAS e seus Estados Membros.

Em 1902, a visão dos 10 Estados Membros fundadores da Repartição Sanitária Internacional – agência predecessora da OPAS – estava fortemente focada na importância crítica de trabalhar em conjunto para monitorar as condições sanitárias nos portos; estudar e investigar surtos de doenças como a febre amarela; garantir a mais ampla proteção possível da saúde pública para a eliminação de doenças; e incentivar e fazer cumprir o saneamento básico e melhorias sanitárias para eliminar infecções e vetores, como mosquitos, especialmente nos portos marítimos.

A OPAS manteve-se fiel a essa visão, pois os elementos da missão de seus fundadores continuam a fazer parte da missão atual e ampliada de liderar esforços estratégicos de colaboração entre os Estados Membros e outros parceiros para promover a equidade em saúde, combater doenças, melhorar a qualidade e prolongar a vida dos povos das Américas.

Em comemoração ao aniversário foi lançado um site com toda a história da Organização.

 

Fonte:

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)