“Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!” Semana Mundial da Amamentação 2019


O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 07 de agosto, acontecem ações no mundo todo em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento em 120 países. No Brasil, a data foi instuída pela Portaria de Consolidação nº 1/2017, art. 527.

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Consulte a bibliografia técnico-científica disponível na Biblioteca Virtual em Saúde!

 

Fontes:

Blog da Saúde: 10 coisas que você precisa saber sobre amamentação

Ministério da Defesa. Marinha do Brasil. Aleitamento materno

Ministério da Saúde – Amamentação (folder)

Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IFBAN – em inglês)